Livros, contos, videogames e mangás serviram como base para muitas adaptações no ano passado e algumas delas foram tão boas quanto os materiais originais. Confira abaixo algumas da melhores adaptações para televisão lançadas em 2023:
The Last of Us
A série, que foi um dos maiores sucessos de 2023, adapta para televisão o jogo de videogame The Last of Us, de Neil Druckmann e Bruce Straley.
No drama da HBO, acompanhamos Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente durão que é contratado para levar a jovem Ellie (Bella Ramsey) para fora da zona de quarentena opressiva onde vive. Os dois devem encontrar um grupo de rebeldes paramilitares que se rebelou contra as autoridades. Porém, eles descobrem no caminho que Ellie está possivelmente infectada com o vírus, apesar da jovem não apresentar os sintomas recorrentes da doença. Por conta disso, eles acreditam que a imunidade de Ellie pode ser a chave para encontrar a cura do vírus e potencialmente salvar a humanidade.
A Queda da Casa de Usher
A série da Netflix é baseada principalmente no conto homônimo de Edgar Allan Poe e também tem alguns outros contos do autor como inspiração. Ela completa a antologia criada por Mike Flanagan, que contou também com os sucessos A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly.
No enredo, os irmãos gêmeos Roderick (Zach Gilford/Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Willa Fitzgerald/Mary McDonnell) transformaram a Farmacêutica Fortunato em um grande império, levando a família para um universo de privilégios e luxos. Já mais velhos, os dois estão doentes e contam com os filhos para dar continuidade ao polêmico legado.
Mas a chegada de Verna (Carla Gugino) pode colocar tudo a perder. A figura sobrenatural, que toma forma humana, vai atrás de cada um dos herdeiros da dinastia Usher, expondo grandes segredos e fraquezas da família poderosa. Assim, uma verdadeira tragédia é iniciada, com assassinatos brutais, que aterroriza todos da família.
Gen V
A série do Prime Video foi levemente baseada no arco We Gotta Go Now dos quadrinhos The Boys, de Garth Ennis e Darick Robertson.
Gen V continua a abordagem impiedosa do gênero de super-heróis que vimos em The Boys. Desenvolvida por Craig Rosenberg, Evan Goldberg e Eric Kripke, a série se passa na Escola de Combate ao Crime da Universidade Godolkin, onde jovens supers podem aprender seu ofício – menos sobre como ajudar os outros e mais sobre marketing.
O foco da série é Marie Moreau, uma jovem hemocinética que quer se tornar uma heroína na tentativa de apagar os pecados de seu passado. Junto com seus novos amigos, ela descobre que ser uma super não é o que dizem ser.
Scott Pilgrim: A Série
Reunindo o elenco do filme original de 2010 como dubladores e usando os quadrinhos de Bryan Lee O’Malley como inspiração para o visual da nova série da Netflix, Scott Pilgrim: A Série mostra uma nova versão do querido personagem.
A série mostra as aventuras de um roqueiro de Toronto, Canadá, de 20 e poucos anos para conseguir e manter empregos, evitar ser expulso de seu apartamento e sobreviver aos encontros com os sete ex-namorados malvados da nova garota por quem ele está apaixonado. Porém, nessa versão, Ramona Flowers se torna a figura central e deve travar suas próprias batalhas.
Great Expectations
A série, que está disponível no catálogo do Star+, é baseada no livro Grandes Esperanças, de Charles Dickens.
A história atemporal de Pip, Estella e da icônica Miss Havisham e seu vestido de noiva decrépito ganhou mais uma adaptação em 2023 – desta vez com a vencedora do Oscar Olivia Colman assumindo o papel da solteirona rancorosa. Enquanto Fionn Whitehead e Shalom Brune-Franklin brilharam como os jovens protagonistas. Na série, Pip anseia por muito mais na vida, até que uma reviravolta do destino lhe mostra um mundo sombrio de possibilidades. Ele é obrigado a lidar com o custo deste novo mundo e se isso fará dele o homem que deseja ser.
Daisy Jones & the Six
A série que adapta o livro homônimo de Taylor Jenkins Reid foi um dos maiores sucesso do Prime Video em 2023.
Após a ascensão e queda de uma banda de rock fictícia na década de 1970, a história da carismática Daisy Jones e sua trupe musical foi contada na página por meio de uma série de entrevistas e imagens. Liderada pela cativante Riley Keough, a série segue formato semelhante, entrevistando integrantes da banda 20 anos após seu último show.
Junji Ito: Histórias Macabras do Japão
A série da Netflix é baseada nas obras de Junji Ito, incluindo Smashed, Flesh-Colored Horror, Horror World of Junji Ito e outras.
O artista japonês de mangá de terror vem lançando suas visões distorcidas para o mundo há quase 20 anos. Um contador de histórias pouco convencional, as fábulas dementes do autor são puro combustível para pesadelos, muitas vezes combinando beleza e brutalidade para criar um terror convincente. A antologia da Netflix permanece fiel a essa narrativa e arte, dando vida às suas fantasias inquietantes.
Uma Questão de Química
A série do Apple TV+ é baseada no livro homônimo de Bonnie Garmus.
Brie Larson interpreta a heroína de uma nova era, Elizabeth Zott. Ela era uma química que foi forçada a deixar sua área depois de engravidar enquanto solteira. Sua luta para se firmar no campo da ciência na década de 1950 a levou a se tornar uma estrela de TV no mundo da culinária. Ela se propõe a ensinar a uma nação inteira de donas de casa subestimadas (e aos homens que decidem ouvir) muito mais que receitas. É uma jornada estranha, maravilhosa e às vezes exaustiva e perturbadora.
A Outra Garota Negra
A adaptação do livro homônimo de Zakiya Dalila Harris para o Star+ fala sobre feminismo e racismo na cultura corporativa.
Nella (Sinclair Daniel) trabalha como assistente editorial em uma editora majoritariamente branca. Depois de muito desejar, ela recebe uma promoção e uma nova colega, também negra. Porém, a partir da contratação de Hazel (Ashleigh Murrey), ela passa a sentir lapsos temporais e de consciência, além de alucinações perturbadoras no escritório.
As Pequenas Coisas da Vida
A série do Star+ é a adaptação do livro Tiny Beautiful Things: Advice on Love and Life from Dear Sugar, de Cheryl Strayed.
Na série, Clare (Kathryn Hahn) é uma mulher cujo casamento está fadado ao fracasso, cuja filha raramente fala com ela e cuja carreira de escritora não existe. Então, quando um amigo sugere que ela assuma uma coluna de aconselhamento, Clare acha que é a pessoa menos indicada para o trabalho, mas ela se torna uma colunista anônima de sucesso conhecida apenas como Dear Sugar.
A história segue várias linhas do tempo para narrar a vida de Sugar, cheia de obstáculos, humor e também beleza. No passado, conhecemos a jovem Claire (Sarah Pidgeon) em sua fase rebelde após a morte da mãe, mas construindo uma relação muito especial com o irmão mais novo, Lucas. No presente, Claire e Danny (Quentin Plair) enfrentam dificuldades na relação, o que prejudica diretamente a filha Rae (Tanzyn Crawford).
One Piece
A série da Netflix virou uma das adaptações mais queridas de 2023 graças ao elenco incrível e um roteiro bem elaborado que segue partes cruciais da história. Ela adapta a série de mangá homônima, escrita e ilustrada por Eiichiro Oda.
Nela conhecemos a história de Monkey D. Luffy (Iñaki Godoy) e seus Piratas do Chapéu de Palha. Ele tem a ambição de se tornar o Rei dos Piratas, mas para isso, ele precisa encontrar o One Piece, o tesouro lendário deixado por Gol D. Roger, primeiro rei da pirataria. Durante sua jornada, além de muitos amigos, Luffy consegue leais companheiros, que o ajudam a trilhar seu sonho.