Arquivo X no Prime Video Arquivo X no Prime Video

Arquivo X | 17 episódios marcantes para assistir no Amazon Prime Video

Divulgação

Com a chegada de Arquivo X no Amazon Prime Video, separamos 17 episódios marcantes da série para você assistir e reviver os momentos épicos da série clássica.

Piloto (1ª temporada, Episódio 1)

Arquivo X episódio piloto

Com todos os episódios de Arquivo X disponíveis na Netflix, não há nenhuma desculpa para não assistir. E que lugar melhor para começar do que o primeiro episódio? O piloto define o tom para toda a série, que institui a química brincalhona entre Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson), bem como muitos temas que continuam a definir a série no seu retorno em 2016. O episódio também é a primeira a introduzir o mistério da irmã raptada de Mulder (Samantha) e o vilão Canceroso (William B. Davis).

Squeeze (1ª temporada, Episódio 3)

Arquivo X episódio 03 Squeeze

O primeiro episódio de monstro-da-semana apresenta (Doug Hutchinson) como Tooms, um serial killer que pode se espremer através de qualquer espaço. Tooms causou tal impressão sobre os fãs de Arquivo X, que retornou para um episódio de acompanhamento mais tarde naquela temporada. “Squeeze” também ajuda a desenvolver a forte parceria de Mulder e Scully quando Tooms lança seu olhar sobre Scully como sua próxima vítima.

Beyond the Sea (1ª temporada, Episódio 13)

Arquivo X episódio 13

Este episódio marca um importante ponto de virada para Scully, que finalmente se torna uma crente, quando a morte de seu pai coincide com uma investigação sobre um assassino em série psíquico. Esta é também a primeira vez que os papéis de Mulder e Scully são invertidos, com Mulder tornando-se o cético sobre o caso. Esta inversão dá aos espectadores, uma perspectiva diferente mais profunda sobre Scully, que é tanto incrivelmente científica mas também extremamente religiosa.

The Host (2ª temporada, Episódio 2)

Episódio 2x02

Esse episódio apresenta um dos monstros mais memoráveis de Arquivo X, o Flukeman. Um produto do desastre de Chernobyl, o monstro parece ser um híbrido humano-verme mutante que encontra suas vítimas através de vasos sanitários, fossas sépticas e esgotos. O Flukeman é genuinamente assustador e todos estes anos mais tarde, ainda não esqueci seu rosto.

Irresistible (2ª temporada, Episódio 13)

Reprodução / Amazon Prime Video

Arquivo X sempre foi a mais assustadora quando os vilões eram mais tangíveis do que aliens ou criaturas paranormais. Este é exatamente o que faz “Irresistible” como um destaque. No episódio, Mulder e Scully investigam um fetichista Donnie Pfaster (Nick Chinlund) que sequestra e mata mulheres. Scully, que luta contra uma trauma após um rapto recente, é mais uma vez um alvo, resultando em uma fuga verdadeiramente aterradora.

Paper Clip (3ª temporada, Episódio 2)

Reprodução / Amazon Prime Video

Uma das melhores ideias de Arquivo X foi conectar as conspirações alienígenas para conspirações do mundo real após a Segunda Guerra Mundial. Neste episódio, essas conspirações começam a se reunir pela primeira vez. Ele também oferece um dos visuais mais marcantes e aterrorizantes da série – quando Mulder e Scully encontrar um armazém cheio de arquivos secretos do governo.

Clyde Bruckman’s Finale Repose (3ª temporada, Episódio 4)

Reprodução / Amazon Prime Video

O episódio sombriamente cômico, amplamente considerado um dos melhores da série, ganhou Emmys pelo roteiro e pelo ator convidado Peter Boyle. Nele, Mulder e Scully investigam uma série de assassinatos de videntes e cartomantes auxiliados pelo relutante Clyde Bruckman (Boyle), que tem a capacidade de prever como as pessoas vão morrer.

Jose Chung’s From Outer Space (3ª temporada, Episódio 20)

Um dos mais estranhos e mais engraçados episódios de Arquivo X, conta a história de uma abdução alienígena de várias perspectivas, todas costuradas pelo autor Jose Chung (Charles Nelson Reilly).

Home (4ª temporada, Episódio 2)

Arquivo X 4ª temporada

Talvez o mais famoso episódio de Arquivo X, “Home” mostra Mulder e Scully enfrentando uma família de assassinos que apresentam uma tomada terrível em valores familiares tradicionais. O episódio foi tão horrível, de fato, que depois de sua primeira transmissão, Fox declarou que nunca iria transmitir o episódio novamente.

Never Again (4ª temporada, Episódio 13)

Desiludida com a vida, Scully começa a sair com um perigoso estranho cuja tatuagem, ciumenta, o compele a matar as mulheres que com quem se encontra.

Este episódio explora um lado mais sombrio de Scully, quando ela faz uma viagem para a Filadélfia, depois de ficar desiludida com sua vida. Lá, ela conhece Ed Jerse (Rodney Rowland), um divorciado que a convence a fazer uma tatuagem e passar a noite em seu apartamento. No entanto, Scully logo descobre que Ed está sendo controlado por sua própria tatuagem assassina. Mas ainda mais do que o caso em si, este episódio é notável pela forma como permite Scully para ser falha e mais humana do que tínhamos visto antes.

Small Potatoes (4ª temporada, Episódio 20)

Durante a quarta temporada em particular, “Small Potatoes” foi um ponto brilhante deliciosamente lúdico. Um zelador de uma pequena cidade Eddie (o roteirista Darin Morgan), que tem uma cauda vestigial e capacidade de moldar a mudança, usa seus poderes para enganar mulheres para ter relações sexuais, tendo assim, um punhado de crianças com caudas. Quando Mulder e Scully são chamados para o caso, Eddie começa a representar Mulder, o que leva a um exame crítico hilariante de estilo de vida de Mulder. O melhor de tudo, porém, é a cena em que Eddie como Mulder tenta seduzir Scully em seu apartamento só para ser interrompido pelo real Mulder.

Detour (5ª temporada, Episódio 4)

Embora nem todo mundo ame “Detour”, nunca vai ser esquecido o monstro incrivelmente assustador que pode camuflar-se perfeitamente em seu entorno. Além disso, a relação de Mulder e Scully neste episódio é extremamente forte, especialmente quando Scully detém um Mulder ferido e canta “Three Dog Night”.

The Post-Modern Prometheus (5ª temporada, Episódio 5)

Uma das melhores partes de Arquivo X foi a maneira de assumir os riscos. O criador Chris Carter nunca teve medo de ver o quão bizarro o show poderia ficar e neste episódio autônomo preto-e-branco, inspirado fortemente por filmes B. E debaixo de toda a estranheza e escolhas estilísticas ousadas, “The Post-Modern Prometheus” também possui um dos maiores momentos de Mulder e Scully de todos os tempos quando eles dançam lentamente em um concerto de Cher.

Bad Blood (5ª temporada, Episódio 12)

Arquivo X 5ª temporada no Prime Video

“Bad Blood” é o exemplo perfeito de subversão e paródia bem feito. Mulder e Scully contam cada um sua versão dos fatos – que envolvem uma série de vampiros e Luke Wilson como um hilariante xerife de uma cidade pequena – suas caracterizações de um para outro são levados ao extremo, dando a Duchovny e Anderson um terreno livre para exagerar os seus já personagens peculiares.

Drive (6ª temporada, Episódio 2)

Reprodução / Amazon prime Video

Bryan Cranston estrela este episódio como um fanático rabugento que deve continuamente dirigir seu carro pelo oeste ou morrer. Enquanto o episódio é estelar em seu próprio estilo, também é fascinante em um nível totalmente diferente para os fãs de Breaking Bad. Foi o desempenho de Cranston em “Drive” que inspirou o roteirista Vince Gilligan em lançar o ator como Walter White na série da AMC.

X-Cops (7ª temporada, Episódio 12)

À primeira vista, a ideia de um crossover de Arquivo X com Cops soaria como uma ideia terrível. No entanto, “X-Cops” acabou por ser uma das premissas mais inventivas para um episódio típico de monstro-da-semana. Todo o episódio é filmado como se fosse um episódio regular de Cops, com créditos de abertura do reality show, e é contada em tempo real. Vendo as maneiras de Mulder e Scully reagirem de forma diferente para aparecer no reality show, e a apresentação única faz com que seja um dos episódios mais memoráveis de Arquivo X.

The Truth (9ª temporada, Episódios 19 e 20)

Se você só tem duas horas para recuperar o atraso em todas as nove temporadas de Arquivo X, este é o meio mais simples. Quando Mulder é levado a julgamento, seu advogado Walter Skinner busca sua inocência chamando convidados notáveis e personagens recorrentes para depor. Narrativamente, o episódio é uma bagunça. Mas, como um resumo sucinto de 202 episódios, mais do que faz o seu trabalho.