Atenção, essa matéria contém spoilers de Os Anéis do Poder
Enquanto a identidade de Sauron não foi revelada, não houve fã que ficasse sossegado em suas teorias. Ao longo de cada episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, as criaturas do mal encontravam seu jeito de adentrar a trama e nos levar ainda mais perto da criação de Mordor. Por mais que Lorde Halbrand tenha se revelado como o lorde das trevas no último episódio, um fiel seguidor vinha atormentando a Terra-média.
Adar, interpretado por Joseph Mawle, foi o líder dos orcs ao longo da série, mas ganhou ainda mais importância nos últimos capítulos. Após ser capturado por Galadriel, Adar revela já ter derrotado Sauron duas vezes e para sua surpresa, é sobre isso que Halbrand fala ao questionar se ele se lembra de sua identidade. As orelhas pontudas de Adar fizeram muitos questionarem sua origem, afinal, conhecemos tal característica apenas nos elfos.
Embora Sauron seja o principal vilão da Terra-média durante a Segunda Era, o antagonista de O Senhor dos Anéis ainda não retornou a sua forma poderosa e foi apenas no último episódio que o vimos chegar a Mordor. Os Anéis do Poder revelou muito pouco sobre Adar, mas em sua conversa com Arondir, ele menciona o tempo passado em Beleriand antes de sua destruição.
Um orc ou um elfo?
A resposta para se Adar é um Orc ou um Elfo é ao mesmo tempo “ambos” e “nenhum”. Como Os Anéis do Poder revelou, ele era originalmente um Elfo, cujo nome a produção não nos informa. Em algum momento durante a vida, Adar foi feito prisioneiro por Morgoth, algo que Galadriel menciona ter ouvido quando era criança. Como sabemos, a infância de Galadriel foi durante os Anos das Árvores, em 1362, o que seria o equivalente a 13.051 anos solares.
Durante a segunda guerra travada com o lorde das trevas, que tentava dominar e estragar a terra, Elfos começaram a emergir e evidenciaram uma possível ameaça a Morgoth. Pensando nisso, ele decidiu capturar alguns poucos azarados e levar para seu lado, o que os Valar logo perceberam e interviram. Se Adar de fato foi um Elfo capturado por Morgoth, ele deve ter sido um dos primeiros a despertar na Terra-média.
Os Moriondor
Durante os últimos episódios de Os Anéis do Poder, Galadriel dá um nome a espécie dos antigos elfos dominados por Morgoth: os Moriondor, também conhecidos como os primeiros Orcs. Acredita-se que Morgoth tenha criado a raça dos Uruks (o termo que os orcs preferem ser chamados, de acordo com Adar) a partir dos Moriondor iniciais, o que explica por que as criaturas possuem traços élficos.
Tolkien nunca detalhou explicitamente como os Orcs foram criados, mas descender dos Elfos capturados por Morgoth é uma das várias versões. A dimensão dos poderes dos Uruks também não é totalmente conhecida, mas o fato de Adar ainda estar vivo depois de ser capturado por Morgoth milhares de anos atrás prova que sua imortalidade élfica permanece intacta. O fato de realizar o ritual da semente antes da batalha traz mais uma prova de que Adar ainda está conectado à sua herança original, o que explica a diferença entre Moriondor e orcs conhecidos.
Os elfos corrompidos são tão raros em O Senhor dos Anéis, que serem mencionado em Os Anéis do Poder pegou a todos de surpresa. Mesmo na Segunda Era, Galadriel menciona apenas ter ouvido histórias de “Filhos das Trevas“. Não sabemos se outros Moriondor ainda existem, mas é provável que eles teriam se unido a Adar e se juntado à sua missão nas Terras do Sul.
Ainda não sabemos se Adar voltará a aparecer em Os Anéis do Poder, mas com o retorno de Sauron se aproximando a cada minuto, seus seguidores deverão permanecer ao seu lado.