Análise: Game of Thrones 6X10 – The Winds of Winter

Após o décimo episódio, pode-se afirmar, sem receio, que a sexta temporada foi a melhor até aqui. Por mais que tudo o que aconteceu anteriormente tenha feito essa temporada ser grandiosa, foi ela que nos trouxe os acontecimentos mais marcantes e reveladores nas trajetórias dos personagens. Ao que tudo indica, caminhamos para os desfechos de cada um e agora, caminhamos mais rapidamente, como se o meio tenha passado e agora é só fim.

Quebrando a tradição de últimos episódios (de temporada) mornos, esse literalmente, pegou fogo. E mesmo que o plano de Cersei já havia sido desvendado pelos fãs, por conta das muitas dicas nos episódios passados, foi angustiante acompanhar todo o desfecho de vingança da leoa. Assim como, a aclamação de Jon foi tão emocionante quanto a de Robb algumas temporadas atrás. A partida de Daenerys foi visualmente espetacular, além da forte conversa dela com Tyrion, novamente o colocado no lugar que lhe pertence: mão do rei (rainha).

Vamos ao episódio.

Porto Real

A trilha sonora já nos mostrava que momentos de tensão estavam por vir. Os takes do Septo ficaram bem bonitos, assim como os das cidade, enquanto Tommen e sua mãe a observavam, por motivos diferentes. O (não) julgamento de Loras Tyrell nem foi assim surpreendente, já que ele mostrava-se bem quebrado com a prisão e aceitou a saída mais fácil, a de se arrepender e entregar sua vida à Fé, extinguindo ali as chances dos Tyrell terem herdeiros (ao menos na série). Acontece que Cersei tinha planos ainda maiores para garantir que isso acontecesse.

A morte de Pyrcelle pelas mãos dos passarinhos, agora de Qyburn, foi assustadora. O poder que o (não) meistre exerce sobre eles foi comprovado em cada facada no velho meistre que há tempos estava marcado por Cersei.

Interessante também acompanhar a angustia de Tommen em não saber o que fazer. Ele não queria acompanhar o julgamento da mãe, mas ao mesmo tempo, como Rei deveria estar presente, mas a Lannister resolveu isso o impedindo de ir até lá, claro, por razões óbvias. Cersei estava de camarote e de vinho nas mãos para brindar o momento em que o Septo explode. Muito legal Lancel Lannister estar lá acompanhando o exato momento em que tudo ocorre, fora que numa tacada só, ela extingue todos seus inimigos, o Alto Pardal pegou fogo!! Pobre Margaery, tanto planejou para se livrar da Fé, só não se livrou da sogra.

Fora isso, ainda teve o momento de vingança ainda mais forte: a tortura da Septã Unella foi de arrepiar e mostrou todo o potencial de maldade guardado dentro de Cersei. SHAME.

Ao final, a própria Cersei causa a morte de seu último filho. Tommem não suporta o plano da mãe e sucumbe em silêncio, ao voo da morte. A chegada de Jaime na cidade e o olhar que troca com Cersei ao vêr-la no Trono, nos mostra que talvez, Cersei ainda tenha um último inimigo a lidar.

Cidadela

Sam finalmente chegou à Cidadela. E lá, a galera que detém praticamente todo o conhecimento dos Sete Reinos estava um pouco desatualizada, não é mesmo? O Grande Urso ainda era o Lorde Comandante da Patrulha nos papéis, mal sabem que que outro ex-comandante, já assumiu, lutou contra os Caminhantes Brancos, colocou selvagens para dentro da Muralha, morreu, ressuscitou, desertou e agora, é Rei do Norte.

Qualquer leitor ficaria encantado com a grandiosidade daquela biblioteca. Sam ficou abismado e já esqueceu Gilly e o pequeno Sam lá fora.

Dorne

Finalmente Dorne aparece sem nos matar de vergonha. Após o golpe de estado que as Sand deram, Varys buscou o apoio delas e agora, a sem família, Rainha dos Espinhos, Olenna Tyrell também entrou na jogada. Muito bom Olenna mandar as serpentes de areia calarem a boca e ainda melhor o vislumbre dessa parceria entre Sands, Tyrells, Greyjoys e Targaryens….

Winterfell

Antes do ápice desse arco, vemos Sir Davos confrontar Melisandre sobre a morte da pequena Shireen Baratheon (filha de Stannis). A sacerdotisa vermelha confessa que queimou a menina e como punição é banida de Winterfell. Mas há a sensação de que ainda encontraremos com a seguidora de R’hollor por aí…

O inverno chegou! Pela boca de Sansa nos é anunciado que finalmente, o inverno chegou. Como Jon nos lembrou, Ned sempre alertou quanto a isso. Os irmãos tiveram a oportunidade de uma conversa sincera sobre os últimos acontecimentos e a promessa de uma parceria e apoio, sem segredos. Acontece que Mindinho foi confrontar Sansa com seus sonho pelo Trono de Ferro e por mais que Lady Sansa tenha resistido às investidas dele, parece que Petyr Baelish plantou uma sementinha em sua mente.

O REI DO NORTE (THE KING OF THE NORTH)!! Mais um momento épico que começa com Lyanna Mormont (rainha!!) dando lição de moral em todos os outros senhores que não juraram lealdade aos Starks anteriormente e termina com uma aclamação do bastardo, “não importa, ele tem sangue de Ned Stark” (o que é totalmente verdade, já que os acontecimentos da Torre da Alegria nos foram revelados). Acontece que a troca de olhares entre Sansa e Mindinho esfriou um pouco este instante, o que será que está na mente da menina?

Torre da Alegria

R+L=J. FINALMENTE, a teoria mais famosa sobre As Crônicas de Gelo e Fogo nos foi revelada e confirmada. Bran volta à cena onde seu pai está e lá vê que ele encontra Lyanna na famosa (para os leitores) cama de sangue. Lyanna está fraca e sente-se confortável ao ver o irmão mais uma vez. Apesar da sacanagem dos produtores em escolherem Lyanna susurrar algo no ouvido de Ned, as falas de “prometa-me Ned, prometa-me Ned”, o surgimento do bebê nos braços do Stark e o corte da cena no rosto de Jon, só podem significar uma coisa: Jon Snow é mesmo filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, ponto para os fãs!

Correrrio

Lannisters e Freys reunidos em torno de uma comemoração. O Casamento Vermelho está vivo em nossas memórias, eles nos tiraram as esperanças lá na terceira temporada e agora, estavam comemorando mais uma conquista. Interessante ver Jaime colocando o velhor Walder Frey em seu lugar, ele sempre será desprezado, seja por quem for.

Acontece que a vingança de Arya estava em curso e veio de forma magistral. A Torta de Frey  foi representada na série e ficou genial, a menina com seu aprendizado adquirido ao longo da série, executou a representação do Casamento Vermelho de forma espetacular. Agora, basta saber qual será o seu destino.

Meereen

A despedida de Danny e Daario não me emocionou, mas trouxe um fato importante, ela está mais madura e com os conselhos de Tyrion, percebe que agora, deve agir com responsabilidade. Basta saber como Daario vai reagir.

A conversa entre Danny e Tyrion foi reconfortante, em especial, por colocar o anão de volta ao seu lugar de merecimento. A cena final ficou bem bonita, com os navios com emblema Targaryen partindo rumo à Westeros.

 

Ao final, essa temporada foi das mulheres. Por mais que Jon Snow tenha ressurgido e alcançado vitória, não há como negar que Cersei, Danny e Sansa evoluíram muito e agora, jogam os jogos dos tronos magistralmente.

Que venha 2017!