Amazon Studios está desenvolvendo série sobre Lisbeth Salander

Divulgação

Depois de três adaptações suecas e duas adaptações norte americanas, a hacker que virou investigadora particular, Lisbeth Salander, vai ganhar uma série do Amazon Studios.

A personagem da franquia Millennium, de Stieg Larsson, será a protagonista da série que, por enquanto, leva o nome do primeiro livro, Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Porém, a série não será uma sequencia ou continuação da história da personagem nos livros ou nas adaptações, mas uma história mais contemporânea com Lisbeth Salander em um nova configuração e trabalhando ao lado de novos personagens.

Nenhum roteirista ou atriz está ligado ao projeto que está no início do desenvolvimento, mas Andy Harries, fundador e CEO da Left Bank Pictures, assinou contrato para a  produção executiva ao lado de Rob Bullock, enquanto o Amazon Studios produzirá em associação com a Sony Pictures Television. Harries esteve envolvido com vários projetos de destaque nas telas ao longo dos anos, incluindo The Crown e Outlander.

Introduzida pela primeira vez no romance de Larsson, em 2005, que foi seguido por duas sequências escritas pelo autor sueco antes de sua morte prematura, Lisbeth Salander é a protagonista da franquia Millennium e é uma hacker com um passado traumático que se vê frequentemente envolvida em mistérios chocantes que atravessam a Europa. Ela fez sua primeira aparição em tela em 2009 na adaptação sueca de Os Homens que Não Amavam as Mulheres, interpretada por Noomi Rapace (Bright), que voltou para as duas sequências: A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar.

Em 2011, na adaptação americana do primeiro livro, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, Rooney Mara (Maria Madalena) assumiu o papel e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Depois de ficar no limbo do desenvolvimento por anos, a Sony Pictures optou por uma reinicialização suave com Claire Foy (The Crown) assumindo o papel de Lisbeth Salander em A Garota na Teia de Aranha, de 2018 – longa baseado no livro de mesmo nome que não foi escrito por Larsson.

As adaptações suecas da série Millenium estão disponíveis para aluguel ou compra no iTunes, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres está disponível na Netflix e A Garota na Teia de Aranha está disponível no HBO GO.

A nova série sobre Lisbeth Salander ainda não tem data de lançamento prevista.