A Máfia dos Tigres 2 nem chegou, mas já foi criticada por Carole Baskin, uma das estrelas da série original. A primeira temporada foi lançada na Netflix em março de 2020 e se tornou um fenômeno global durante a pandemia. A série documental de sucesso explorou o mundo incomum e lucrativo do tráfico e abuso de animais exóticos, bem como a briga entre os proprietários de parques rivais, Baskin, e o carismático, mas heterodoxo, Joe Exotic. Uma subtrama da série era focada na rivalidade cada vez mais desagradável entre Baskin e Exotic e tinha como pano de fundo as alegações de Exotic de que Baskin havia assassinado seu ex-marido, que culminou com a prisão e encarceramento de Exotic por um plano de assassinato de aluguel dirigido à rival.
Desde que a série terminou, Baskin continuou administrando seu santuário, enquanto Joe Exotic cumpre uma sentença de prisão de 17 anos. Havia esperanças de um perdão presidencial para Exotic e a crença de que ele poderia ser libertado, mas isso não se concretizou e o ex-tratador continua atrás das grades. Após seu lançamento, A Máfia dos Tigres se tornou uma sensação global e foi assistido por mais de 34 milhões de pessoas nos primeiros 10 dias de lançamento, sendo classificado como um dos programas de maior sucesso já produzido pela Netflix. Apesar de sua popularidade, o programa foi recebido com alguma controvérsia após seu lançamento, grande parte dele voltado para o enquadramento e alegadas imprecisões em torno da criação privada, bem como questões de conservação da vida selvagem de longo prazo.
Com A Máfia dos Tigres 2 marcada para estrear no final de 2021, Baskin se manifestou contra a nova série, chamando-a de “lixo ” e criticando os diretores. Em uma entrevista para o Variety, Baskin falou sobre seus sentimentos em relação à série de documentários original, bem como a sequência e parece claro que ela ainda está insatisfeita com a série original e sua representação no documentário. Durante um telefonema, Baskin não escondeu seus sentimentos em relação aos diretores Rebecca Chaiklin e Eric Goode. Leia alguns dos comentários de Baskin abaixo:
Conheço algumas pessoas que estiveram envolvidas nisso e estavam filmando mais, então presumi que em algum momento eles lançariam A Máfia dos Tigres 2. Demorou cinco anos para finalizar o primeiro, então pensei que demoraria muito mais. Os diretores tentaram limpar a barra, mas eu disse a eles para esquecerem meu número, porque não era exatamente isso que havíamos combinado quando estávamos trabalhando. Eu não chamaria Eric Goode ou Rebecca Chaiklin de verdadeiros documentaristas. Quer dizer, foi apenas uma situação caótica para um reality show.
O conteúdo da nova série ainda é desconhecido, mas provavelmente contará com mais entrevistas com muitas das pessoas da série original e como suas vidas mudaram desde então. Joe Exotic provavelmente aparecerá por meio de ligações da prisão, enquanto imagens de arquivo também podem ser implementadas. Não sabemos de Carole Baskin estará envolvida na sequência, após revelar se sentir traída e decepcionada por seu papel na primeira série.
É interessante notar as diferentes respostas à série, já que Exotic parece se divertir ainda mais com os holofotes desde que foi preso. Baskin, por outro lado, talvez sinta que isso a impediu de seguir em frente com sua vida e viver em paz. Parece claro que A Máfia dos Tigres 2 será tão polêmica e atraente quanto a série original.
A Máfia dos Tigres está disponível na Netflix e A Máfia dos Tigres 2 estreia em 17 de novembro de 2021.