A primeira série original alemã da Netflix, Dark, de Jantje Friese e Baran Bo Odar, estreou na plataforma em dezembro de 2017 e atraiu uma base de fãs global ao longo de uma série de três temporadas tensas e satisfatórias até a conclusão em junho de 2020. Em 2018, Friese e Odar assinaram um acordo geral significativo para criarem projetos exclusivamente para a Netflix durante um período inicial de cinco anos. Seu próximo projeto é 1899, um ambicioso mistério de época ambientado em um barco migrante navegando da Europa para os Estados Unidos. Como o Deadline revelou hoje, o projeto será estrelado por Aneurin Barnard, Andreas Pietschmann, Miguel Bernardeau e Emily Beecham. Confira o teaser no player abaixo!
Detalhes sobre a trama 1899 ainda estão sendo mantidos em segredo, mas os criadores já revelaram que os fãs podem ficar tranquilos, pois a série seguirá uma linha parecida com a de Dark em termos de ser um quebra-cabeça a ser resolvido. Confira a sinopse oficial:
Os oito episódios seguem as circunstâncias misteriosas em torno da viagem de um navio de imigrantes da Europa para Nova York. Os passageiros, de diferentes origens e nacionalidades, estão unidos por suas esperanças e sonhos para um novo século e seu futuro no exterior. Quando eles descobrem um segundo navio à deriva em mar aberto que estava desaparecido há meses, sua jornada dá uma guinada inesperada. O que eles encontrarem a bordo transformará sua passagem para a terra prometida em um enigma semelhante a um pesadelo, conectando cada um dos passados do passageiro através de uma teia de segredos.
1899 está sendo filmada no Studio Babelsberg na Alemanha, em uma instalação de ‘produção virtual‘ de última geração conhecida como ‘Volume’. O palco, com tecnologia semelhante à usada em The Mandalorian da Disney, tem 22 metros de diâmetro e 7 metros de altura. Ele é cercado por um cenário de LED dinâmico que é renderizado em um mecanismo de videogame (Unreal Engine) em tempo real, movendo-se com a câmera para simular um fundo e céu realistas que criam a ilusão de estarem gravando ao ar livre. Como todo o processo é capturado na câmera, com efeitos adicionados em tempo real, a tecnologia evita a necessidade de tela verde e reduz drasticamente o processo de pós-produção.
A série está em andamento desde 2018 e começou a ganhar força no início do ano passado, quando a pandemia ainda não tinha tomado a Europa. Como Friese e Odar explicam ao Deadline em sua primeira entrevista sobre a série, a produção virtual não foi levada em consideração naquele momento e eles planejavam filmar a série em locações reais. Mas então a impossibilidade de se trabalhar em locações e a oportunidade de trabalhar com a nova tecnologia fizeram com que os planos fossem alterados.
1899 ainda não tem data de lançamento prevista.