Black Hammer Black Hammer

Resenha: Super-heróis diferentes em Black Hammer

Um dos autores mais queridinhos do mundo dos quadrinhos, no momento é Jeff Lemire. Ele combina bons momentos tanto nos quadrinhos maistream, da Marvel e DC, quanto nos quadrinhos independentes. Seu Black Hammer não é diferente, ganhando bastante destaque com um novo viés dos quadrinhos de super-heróis.

O que é Black Hammer, então? Lemire pega os principais clichês de quadrinhos e os coloca em uma situação diferente. Os principais super-heróis do mundo se sacrificaram em uma luta com um vilão super-poderoso. Ao invés de morrerem, eles foram transportados para uma cidadezinha de interior nos Estados Unidos, de onde não conseguem sair, e precisam viver em uma pequena fazenda, como uma família.

Os heróis estão há dez anos na pequena cidade. Eles ainda possuem seus poderes, mas precisam fazer de conta que são uma família normal. Alguns estão mais adaptados a esse papel que outros. Ainda assim eles precisam dar um jeito de viver e conviver juntos.

Os heróis são Abraham Slam, Menina de Ouro, Barbalien, Coronel Weird e Madame Libélula, com Talkie Walkie como ajudante. São análogos claros ao Capitão América, Capitão Marvel, Caçador de Marte e Adam Strange. Libélula está na história representando as histórias de terror, que sempre tem um anfitrião. Ela guarda uma casa misteriosa, como a Casa dos Mistérios e a Casa dos Segredos da DC Comics, ou a Cripta do Terror da EC Comics. Outros personagens são referências claras a personagens e situações clássicas, então um leitor habituado aos quadrinhos vai achar diversas referências.

Mas não é preciso ser um leitor de quadrinhos clássicos para se divertir com Black Hammer. Os conflitos dos personagens são bem distintos, e qualquer um pode se identificar com eles: Menina de Ouro é uma mulher adulta preso no corpo de uma criança, Barbalien é um alien, sozinho no nosso mundo, Weird está preso em uma zona dimensional onde o tempo corre de maneira diferente e Slam está envelhecendo e querendo se aposentar nessa cidade.

Esse primeiro volume, Black Hammer Origens Secretas, único lançado até o momento pela Editora Intrínseca, apresenta os personagens mas ainda não delimita qual vai ser a trama geral. Ainda assim, é um quadrinho muito bem escrito por Jeff Lemire e muito bem desenhado por Dean Ormston. Vale a leitura.