Hellboy Despertar do Demônio Hellboy Despertar do Demônio

Resenha: Hellboy – O Despertar do Demônio

Helboy – O Despertar do Demônio é uma continuação direta de Sementes da Destruição, primeira aventura do personagem. Publicada aqui na Hellboy Edição Histórica Volume 2, da Mythos Editora, o demônio criado por Mike Mignola continua combatendo feiticeiros e nazistas que tramam destruir o mundo.

Agora contando com Mignola também nos roteiros, O Despertar do Demônio expande a mitologia que foi iniciada no volume anterior. Conhecemos outros funcionários do Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal, criado pelo governo dos Estados Unidos para combater ameaças sobrenaturais(do qual Hellboy é membro), também é aprofundado o Projeto Ragna Rok, criado por Hitler para destruir o mundo, quando percebeu que a guerra não terminaria quando queria.

Em 1944 os nazistas decidem colocar em prática o projeto Vampir Sturm (Tempestade Vampírica), chamando um certo Vladimir Giurescu para trabalhar para o Führer. Esse Giurescu é claramente uma cópia que o autor cria para não usar Drácula, porque os personagens são muito parecidos. Ilsa Haupstein faz a ligação entre os dois projetos nazistas, pois a equipe do Ragna Rok está de volta, buscando vingança, e ela pretende ressuscitar seu antigo amante.

Outro personagem que volta a receber destaque. O “Monge” da história anterior, que sabíamos que era Rasputin apenas de maneira implícita, agora é dito de maneira clara. Outra personagem que aparece é Baba Yaga, bruxa do folclore russo.

A aventura vai levar Hellboy e o pessoal do BPDP para a Europa, onde irão se aventurar por castelos antigos e encontrar monstros lá dentro – no melhor estilo Dungeons & Dragons – para impedir os rituais.

O Despertar do Demônio é uma aventura cheia de emoção e lutas empolgantes, exploração de masmorra e monstros medonhos. Se ela tem um problema é que fica claro que não é um início (se você não leu Sementes da Destruição, vai ficar meio perdido) e nem um fim. A história toda é mais uma introdução a eventos que irão acontecer futuramente, com personagens sendo introduzidos que serão usados futuramente.

Não é a melhor história para começar a ler o personagem, mas fundamental para quem quer acompanhar a saga do Hellboy. E a arte do Mignola sempre é destaque.