Beasts of Burden Beasts of Burden

Resenha de Beasts of Burden

Beasts of Burden, de Evan Dorkin e Jill Thompson, é uma divertida junção de história de animais fofos com história de grupo de crianças aventureiras, com pitadas de terror gore. São animais investigadores do oculto, que se metem nas mais surpreendentes e assustadoras confusões.

As histórias dos divertidos guardiões da cidade de Burden Hill surgiram em uma antologia de contos de terror da editora americana Dark Horse. Pensando em criar uma história de casa assombrada, ele decidiu transformar em uma casa de cachorro assombrada. Para isso, chamou a capacitada desenhista Thompson (que já tinha feito parte até em Sandman) para participar. O resultado é uma história cheia de charme. O grupo de cães – e um gato – é cheio de estereótipos, mas também bastante carismático. O líder, o medroso, o ingênuo, o boca-suja… estão todos lá, para a nossa diversão. Em uma ou duas histórias já estamos familiarizados com eles.

Esse grupo acaba se tornando investigadores do oculto de uma pacata cidade americana, que começa a ser ameaçada por fantasmas, bruxas, lobisomens, zumbis. E os humanos não percebem nada disso, até porque são, segundo um cão sábio, “muito distraídos”. A responsabilidade de lidar com isso é dos aventureiros.

Beasts of Burden – Rituais Animais é composto por pequenos contos, que narram as histórias do grupo e se somam em uma história maior, que infelizmente não termina nessa coletânea. Sobram pontas para mais histórias que já estão saindo lá nos Estados Unidos, uma inclusive com participação de Hellboy.

A edição da editora Pipoca & Nanquim é linda, muito caprichada. O papel é de qualidade e realça as cores da aquarela de Thomson.

O único problema dessa HQ é que termina rápida demais, e deixa um gosto de quero mais. Que venham os próximos volumes.