Como parte de uma estratégia de conexão com novos públicos, Guaraná Antarctica, da Ambev, começa, nesta semana, a operar no TikTok Shop no Brasil, plataforma de social commerce lançada no país em maio deste ano. A estreia acontece com um produto de forte apelo à nova geração: as caçulinhas – versão de 200 ml do refrigerante -, acompanhadas por um brinde colecionável do personagem Mãozinha, da série Wandinha, da Netflix. A escolha do canal e do item dá sequência a uma série de ações que a marca vem colocando em prática com foco em unir dois pilares: tradição – são mais de 100 anos de Guaraná Antarctica na vida dos brasileiros – e inovação – busca contínua em se atualizar para permanecer relevante e entrar nas conversas.
“Estar no TikTok Shop é participar ativamente da linguagem desta geração. Fazer isso com as caçulinhas, é uma maneira de afirmar que a essência de Guaraná Antarctica permanece mais viva do que nunca, porém sempre em transformação, evoluindo com a sociedade”, afirma Guilherme Poyares, diretor de marketing de Guaraná Antarctica.
Para ganhar uma miniatura do Mãozinha, o consumidor deve adquirir seis caçulinhas no TikTok Shop, em qualquer versão do refrigerante – seja convencional ou zero açúcar. E não é por acaso que a marca aposta na Zero: reformulada em 2023, ela cresceu 35% no segundo trimestre de 2025, resultado acima da própria indústria, mostrando que Guaraná Antarctica evolui junto com os novos hábitos de consumo.
A estreia no TikTok Shop é também a continuidade de um movimento que a marca vem construindo nos últimos anos para estar próxima da nova geração: lançou o canal Coisa Nossa no YouTube (2019), entrou no TikTok (2023), acompanhando a ascensão da plataforma no Brasil, e firmou parcerias com a Netflix em campanhas com Senna (2024) e Wandinha (2025), reforçando sua presença na cultura pop e no universo do streaming — setor em que o Brasil já é o segundo maior mercado do mundo.
Resgate de iniciativa que marcou gerações
Não é a primeira vez que Guaraná Antarctica ativa suas garrafinhas com um brinde de forte apelo cultural. No início dos anos 2000, a marca fez história ao colocar miniaturas de personagens japoneses dentro de bolas acopladas às caçulinhas. A ação ultrapassou o consumo para se tornar fenômeno de vendas e item de coleção, marcando a memória afetiva de uma geração. Mais de duas décadas depois, o impacto daquela campanha ainda permanece entre os fãs da marca.
Na ação atual, a marca foca em nostalgia, mas vai além, investindo na cultura pop do momento. O personagem escolhido como brinde, Mãozinha, já está conectado ao jingle clássico Pipoca & Guaraná e é protagonista do filme da marca que resgata a música publicitária famosa dos anos 90 em versão modernizada – ativação alinhada à chegada da segunda temporada de Wandinha, um dos maiores sucessos globais da Netflix. Lançada em julho, a campanha também trouxe latinhas temáticas com design exclusivo inspirado na série, disponíveis nas principais capitais do país e no Zé Delivery, parceiro logístico da ação no TikTok Shop.
“Queremos reforçar a presença de Guaraná Antarctica em diversas frentes, do ponto de venda digital ao streaming, onde está a nova geração, ao mesmo tempo em que acionamos a memória coletiva de quem cresceu com a marca. Tudo isso sem abrir mão da leveza e do humor que fazem de Guaraná Antarctica uma marca genuinamente brasileira”, conclui Poyares.
Para saber outros detalhes clique aqui. A ação – válida para maiores de 18 anos – fica ativa até 31 de dezembro ou até esgotar o estoque do brinde.