Jane Fonda em Grace and Frankie Jane Fonda em Grace and Frankie

Jane Fonda receberá prêmio honorário no Globo de Ouro de 2021

Divulgação

Por sua carreira de 60 anos abrangendo filmes, televisão, trabalho humanitário e ativismo, Jane Fonda, a atriz vencedora de dois Oscars receberá o Prêmio Cecil B. DeMille no 78º Globo de Ouro, segundo comunicado do Hollywood Foreign Press Association.

O conselho de diretores da HFPA selecionou Jane Fonda – 15 vezes indicada ao Globo de Ouro (e sete vezes vencedora) por seu trabalho em filmes como Klute, Julia e Youth – para receber o prêmio de carreira deste ano por suas contribuições ao cinema e à cultura ao longo das décadas, à medida que seu ativismo multifacetado abrangeu questões de guerra, empoderamento da juventude, igualdade de gênero, meio ambiente e direitos LGBTQIA+.

Além de seus papéis icônicos em filmes (e a série de sucesso da Netflix Grace e Frankie contracenando com Lily Tomlin), as causas filantrópicas de Fonda incluem a arrecadação de fundos para suas organizações sem fins lucrativos, Georgia Campaign for Adolescent Power & Potential e Women’s Media Center, bem como doações para Donor Direct Action e emprestando sua voz ao Fire Drill Fridays em apoio à conscientização sobre as mudanças climáticas. Em 2019, ela foi presa três vezes por protestar contra a mudança climática em frente ao Capitólio dos EUA em Washington, D.C.

“Por mais de cinco décadas, a amplitude do trabalho de Jane foi ancorada em seu ativismo implacável, usando sua plataforma para abordar algumas das questões sociais mais importantes de nosso tempo”, disse o presidente da HFPA, Ali Sar, em um comunicado. “Seu talento inegável lhe rendeu o mais alto nível de reconhecimento e, embora sua vida profissional tenha mudado, seu compromisso inabalável de provocar mudanças permaneceu.”

Os vencedores anteriores do Prêmio Cecil B. DeMille incluem Tom Hanks, Jeff Bridges, Oprah Winfrey, Morgan Freeman, Meryl Streep, Jodie Foster, Barbra Streisand, Sidney Poitier e Lucille Ball.

O Golden Globe Awards 2021, apresentado por Tina Fey e Amy Poehler, irá ao ar no domingo, 28 de fevereiro. Os indicados ao prêmio ainda não foram revelados.