The Who se apresenta pela primeira vez no Brasil. Conheça mais da banda britânica

Uma das façanhas de Roberto Medina foi trazer The Who para a edição 2017 do Rock in Rio. A banda britânica nunca se apresentou no Brasil, muito menos na América do Sul. O show que acontece no próximo sábado (23), promete ser inesquecível para os fãs do bom e clássico rock.

Mas antes, os britânicos se apresentam hoje (21) em São Paulo, no Allianz Parque, e encerram a miniturnê em Porto Alegre (26) no estádio Beira Rio.

Porém, existem pessoas que nunca ouviram falar na banda, mas com certeza conhecem algumas músicas. Lembram de CSI? Isso aí, todos os temas da série são canções do The Who.

A banda foi criada em 1964. A formação original era composta por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon. The Who ficou conhecido por apresentações frenéticas como o épico show em Woodstock de 1969. As canções que abordavam temas recorrentes como rebelião juvenil, serviram de influência para o surgimento do punk rock na década de 1970 e no grunge no final da década de 80. Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, considera The Who uma das bandas de maior representatividade e influência em sua vida.

Da formação original só permaneceram o guitarrista Pete Townshend e o vocalista Roger Daltrey. Keith Moon faleceu em 1978, vítima de uma overdose de medicamentos e John Entwistle faleceu em 2002, vítima de um ataque cardíaco provocado pelo uso de cocaína.

Se você vai em algum show sem saber muita coisa sobre The Who ou nunca foi ouviu falar da banda, listamos cinco canções consideradas as mais importantes. A escolha foi difícil, mas vamos a elas.

1 – Baba O’Riley

A canção de 1971 foi escrita por Pete Townshend e ficou conhecida por ser tema da série CSI: NY.

2 – Who Are You?

A canção faz parte do álbum lançado em 1978 e apresentou uma nova vertente da banda, trazendo sintetizadores e um som mais pop. A canção se tornou muito conhecida e virou tema de abertura do seriado CSI em 2000.

3 – Won’t Get Fooled Again

A canção que abre o álbum Who’s Next de 1971 e com uma versão estendida no final. Ela se tornou mais popular quando se tornou o tema de abertura da série CSI: Miami.

4 – The Who – Pinball Wizard

A canção faz parte da emblemática ópera rock Tommy, de 1969. A versão tocada no Woodstock em 1969 é considerada um dos momentos mais icônicos do grupo.

5 – My Generation

É primeiro grande hit da banda, que faz parte do álbum de estreia de 1965. A canção se tornou um hino da juventude daquela geração e até nos dias de hoje. My Generation entrou para o Hall da Fama do Grammy Award em 1999.

Muitas importantes canções ficaram de fora, então façam sua playlist do The Who nos comentários.