Falta muito pouco tempo para o Rock in Rio e a preparação já começou na Cidade Maravilhosa. Cartazes estampam bancas de jornal e outdoors ao redor da cidade, enquanto os cariocas fãs de nomes como Demi Lovato, Justin Bieber e Coldplay já começam a contar os segundos. A Cidade do Rock, local onde acontece o festival, não é próxima ao centro ou a linhas de metrô e é por isso que a preparação para os dias de evento se torna necessária!
Como será a ida e a volta, levando em consideração que teremos pelo menos 100 mil pessoas todos os dias? Para chegar ao local de forma rápida, fácil, segura e confortável, a organização do Rock in Rio contará com dois transportes exclusivos: o Rock Express e o Primeira Classe. Ambas as opções já estão disponíveis para compra. O Rock Express funcionará a partir do meio-dia e o Primeira Classe com horários agendados. O BRT não fará serviço para o festival.
Enquanto o Primeira Classe conta com uma frota de ônibus executivos e privativos, o Rock Express serão coletivos exclusivos para o transporte do público para o Rock in Rio. Entretanto, os bilhetes do Rock Express e do MetrôRio ou outras linhas de ônibus devem ser adquiridos de forma separada. Na ida, o Rock Express tem como local de embarque os terminais do Jardim Oceânico e Alvorada. O ponto de desembarque é o Terminal Olímpico (Cidade do Rock), que durante os sete dias de evento será de uso exclusivo do Rock Express.
Atenção, os usuários do serviço receberão uma pulseira de identificação logo no embarque e só poderão retornar mostrando-a para a equipe de apoio. Na volta, o público embarca no Terminal Olímpico (Cidade do Rock) e terá como destino os terminais do Jardim Oceânico e Alvorada, onde poderão fazer a conexão com o MetrôRio ou outras linhas de ônibus da cidade.
O Rock Express já está à venda no site e funcionará das 12h até às 5h, com o bilhete no valor de R$ 22,00, já contemplando a passagem da ida e da volta. O Primeira Classe terá venda somente online e a tarifa é de R$125,00. Ao todo, serão 17 pontos de embarque pelo Rio de Janeiro, que levarão o público em ônibus executivos que não farão nenhuma parada durante o trajeto. Para este serviço, na ida ao evento é necessário escolher um local de embarque e marcar o horário de partida para o Rock in Rio – que ocorre entre 11h e 19h.
Só tem ônibus?
Não! Há ainda a opção de recorrer-se a aplicativos de transporte, como Uber e inDriver (este último ainda é possível oferecer o preço a ser pago pela corrida e fugir das tarifas dinâmicas, conhecidas por escalonarem muito em dias de Rock in Rio.
Na ida, o público que for ao festival deve utilizar os trens sinalizados com destino à estação Jardim Oceânico e com letreiros na cor vermelha. Os clientes que embarcarem pela Linha 2 precisarão fazer a transferência para os trens das linhas 1 e 4, no sentido Jardim Oceânico. Nos dias úteis, a transferência deve ocorrer nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central). No fim de semana, a transferência ocorre na estação Estácio.
As vias do entorno da Cidade do Rock poderão ser acessadas apenas pelos veículos que fizeram o cadastro junto à Prefeitura do Rio. O controle de acesso às áreas fechadas será por meio de cancelas eletrônicas colocadas nos pontos de bloqueio. Os moradores da região já estão recebendo os dispositivos Tag Itaú, com tecnologia ConectCar, que abrirão automaticamente as cancelas.
Maiores informações sobre o festival podem ser conferidas aqui.