Pearl Jam Jeremy Pearl Jam Jeremy

Pearl Jam lança versão sem censura do clipe de “Jeremy”

Reprodução/Vevo

Pearl Jam liberou na última sexta-feira a versão sem censura do clipe de “Jeremy”, um dos clássicos de Ten, álbum de estreia da banda grunge. O vídeo foi lançado como forma de promover o Dia do Combate à Violência Armada, que ocorreu no último dia 05 nos EUA.

Na versão original do clipe de 1992, o garoto Jeremy (interpretado por Trevor Wilson) saca uma arma e a coloca na própria boca. A cena foi censurada e para manter o vídeo ativo na MTV, o momento de clímax foi alterado com apenas um close no rosto do garoto e seus colegas de classe com as roupas manchadas de sangue.

“O aumento da violência armada desde a estreia de “Jeremy” é impressionante. Lançamos a versão sem censura do vídeo, que não estava disponível em 1992 com as leis de censura da TV. Também lançamos uma camisa atualizada do Choices com todos os recursos para apoiar as organizações que trabalham para evitar a violência armada. Podemos evitar mortes por armas, sejam tiroteios em massa, mortes em desespero, policiais ou acidentais”, disse a banda em comunicado.

A canção escrita por Eddie Vedder foi inspirada em uma história real. A ideia da canção surgiu quando Vedder viu uma matéria de jornal sobre o caso Jeremy Wade Delle, um garoto que cometeu suicídio na frente de seus colegas durante uma aula de inglês na Richardson High School.


Leia também: Novo clipe do Pearl Jam tem participação da ativista Greta Thunberg


A ideia do clipe era de alarmar a população contra o uso liberado de armas, que continua nos dias de hoje. Contudo, a cena foi considerada forte demais e o vídeo quase foi banido na MTV. Depois disso, a banda parou de produzir clipes, retornando apenas em 1998 com o vídeo animado de “Do the Evolution”.