Jay-Z começa seu império de jogos e apostas esportivas Jay-Z começa seu império de jogos e apostas esportivas

Jay-Z começa seu império de jogos e apostas esportivas

Divulgação

Shawn “Jay-Z” Carter é muito mais do que um rapper. Ele é um empresário e magnata com um portfólio diversificado. Atualmente, a estrela do hip hop norte-americano pretende, com sua empresa de entretenimento Roc Nation LLC, em parceria com a gigante do varejo online, Fanatics, dedicar esforços para assumir o controle da indústria de jogos e apostas esportivas no estado de Nova York.

O jogo de azar esportivo cresceu muito nos últimos dois anos, e parece que quase todas as empresas com alguma ligação ao mundo dos esportes desejam abrir algo relacionado ao ‘esport bet’. No entanto, um empreendimento com o apoio de Jay-Z seria um pouco diferente, especialmente quando se considera o poder de alguns outros parceiros envolvidos no negócio.

Jay-Z e Fanatics, Inc. unem-se para obter licença de apostas esportivas

O ícone do rap juntou-se à gigante de artigos esportivos Fanatics Inc. em uma tentativa de entrar no negócio de apostas esportivas móveis em Nova York, enquanto o estado abre seu lucrativo mercado. Jay-Z espera alavancar essa parceria para criar um império de jogos e apostas esportivas.

As apostas esportivas são uma alta prioridade para Fanatics, que está passando por uma reorganização sob Michael Rubin, fundador e presidente executivo da companhia. Rubin está procurando expandir para além do negócio principal de venda de roupas esportivas e colecionáveis, e trouxe especialistas para liderar a entrada em novos setores, como jogos de azar, ingressos e mídia.

De acordo com a ESPN, a Associação de Jogos do Estado de Nova York divulgou documentos mostrando Jay-Z e Rubin como parte de um grupo que está se candidatando a uma licença de apostas esportivas em Nova York. O grupo espera usar a licença para criar a “Fanatics Sportsbook”.

Fanatics Sportsbook será dirigida por Matt King, ex-CEO da FanDuel Inc., empresa do ramo de jogos de azar que oferece apostas esportivas, cassino online, entre outras. A administração planeja usar Jay-Z e Roc Nation para “ajudar a atrair novos clientes, envolver os apostadores esportivos existentes e expandir a pegada geral da Fanatics Sportsbook”.

Nova York considerou as apostas esportivas online legais em abril deste ano; as autoridades solicitaram inscrições de empresas de apostas esportivas em julho. Nesta fase, vários candidatos estão buscando a aprovação da comissão de jogo do estado, que deve fazer suas seleções até o final de 2021.

A influência, capital e recursos de Jay-Z podem ser vitais. Existem grupos concorrentes que incluem gigantes dos jogos de azar esportivos como DraftKings, BetMGM, FanDuel e Caesars, entre outros. Seis inscrições foram apresentadas no total.

Nova York deve ter o maior mercado de apostas esportivas em comparação a qualquer outro em operação atualmente. Jay-Z provavelmente deseja dominar este mercado.

O império de Jay-Z

Jay-Z entrou em muitos empreendimentos comerciais diferentes nos últimos anos, com incursões em categorias como fintech, cannabis e fitness. Em fevereiro, a holding francesa especializada em artigos de luxo, LVMH, adquiriu 50% de sua marca de champanhe Armand de Brignac por uma quantia não revelada. Ele também faz parte do conselho da Square, Inc., empresa de serviços financeiros e pagamentos digitais.

Recentemente, o rapper nascido e criado no Brooklyn fez parte de uma rodada de financiamento de US $ 325 milhões para a Fanatics, ao lado de investidores, incluindo o Vision Fund do SoftBank Group Corp. e a Major League Baseball, avaliando o negócio em US $ 18 bilhões.

Jay-Z cantou “Empire State of Mind”. É uma espécie de carta de amor à Nova York, mas também serve como um lembrete da influência que ele tem na Big Apple.

Fanatics está se tornando cada vez mais expansiva

A Fanatics, Inc., além de operar atualmente sites de comércio eletrônico das principais ligas esportivas profissionais (MLB, NASCAR, NBA, NFL, NHL, PGA, MLS e UFC), grandes marcas de mídia (CBS Sports, Fox Sports e NBC Sports) e ser distribuidora exclusiva da Equipe Olímpica dos Estados Unidos e do Paris Saint-Germain, acaba de assinar um acordo para se tornar licenciada exclusiva dos cartões MLB (Major League Baseball).

“Este é um grande novo negócio no mundo dos colecionáveis: A MLBPA (Major League Baseball Players Association) e a MLB firmaram um acordo com a Fanatics para ser a licenciada exclusiva do cartão de beisebol para o esporte, tirando a Topps do negócio nos próximos anos.” Escreveu o colunista de beisebol americano da ESPN, em seu Twitter. Isso está longe de ser insignificante, visto que a MLB encerrará uma parceria de 74 anos com a Topps, uma empresa praticamente sinônimo de cartões de beisebol.

Fato é que a Fanatics tem o perfil e o poder de investimento para convencer a MLB a deixar a Topps. É preciso considerar também que grandes empresas como a Panini cresceram ao longo do último ano graças à popularidade dos cartões NFT (itens digitais colecionáveis e exclusivos, conhecidos como tokens não fungíveis). No entanto, embora a Panini tenha negócios com estrelas individuais da MLB, ela não poderia obter direitos exclusivos como licenciada. Portanto, a Fanatics está tentando assumir o controle dos cartões comerciais da MLB.