Gilberto Gil anunciou o início das vendas dos ingressos do Tempo Rei, o que promete ser sua última turnê. A estreia está marcada para março de 2025, e após uma pré-venda exclusiva para clientes do Banco do Brasil com cartões Ourocard – que esgotou 100.000 ingressos em apenas dois dias –, as vendas gerais para o público se iniciam hoje, 22 de agosto, ao meio-dia, no site da Eventim.
Garanta AGORA o seu lugar nesse momento histórico. As vendas gerais para a turnê “Tempo Rei”, a última de Gilberto Gil, estão abertas. Acesse o site da @EventimBrasil e garanta o seu ingresso! 🕐👑 #GilTempoRei
👉🏿https://t.co/7IBkeBbGHK@30ebr #GegeProds pic.twitter.com/xHXB4iH9Vj
— Gilberto Gil (@gilbertogil) August 22, 2024
A turnê Tempo Rei, realizada pela 30e em parceria com a Gege Produções, passará por nove cidades do Brasil, além de contar com apresentações nos Estados Unidos e na Europa.
O conceito de tempo, um tema que tem intrigado filósofos, cientistas e artistas por séculos, ganhou uma interpretação única em Tempo Rei, composta por Gil em 1984. A canção surgiu como uma resposta à “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso. Enquanto Caetano aborda o tempo como algo efêmero, que eventualmente se dissipa, Gil nos oferece uma visão mais otimista, onde o tempo é um agente de transformação e permanência. Não é coincidência que “Tempo Rei” foi escolhida para nomear esta última turnê, um evento que promete ser uma celebração de sua vasta obra e de sua trajetória como artista.
A jornada musical de Gil começou na década de 1950, com o acordeão, inspirado por Luiz Gonzaga. Com o tempo, sua sonoridade evoluiu à medida que outras influências, como João Gilberto e Dorival Caymmi, passaram a moldar seu estilo. O violão tornou-se o instrumento central em sua obra, abrigando as harmonias sofisticadas que marcam sua música até hoje. A riqueza e a diversidade de seu catálogo são um reflexo de sua habilidade em retratar o Brasil em suas canções, criando uma musicalidade única e inconfundível.
“Refleti muito sobre essa decisão de realizar uma última turnê”, diz Gilberto Gil. “Considerei o mercado e as exigências físicas desses grandes shows. Quero continuar fazendo música, mas em um ritmo diferente. Antes disso, no entanto, teremos essa celebração junto ao público e à família. Vamos transformar as velhas formas do viver”, conclui.
Com direção artística de Rafael Dragaud e direção musical de Bem Gil e José Gil, a turnê contará com uma mega banda composta por membros da família Gil . A apresentação promete ser uma experiência imersiva e sensorial, celebrando o TEMPO – que, para Gilberto Gil, é o agora. Esse é o convite do artista: embarcar em um espetáculo que será eternizado na memória do Brasil e do mundo.
Datas e Locais:
- 15 de março de 2025 – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- 29 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 30 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 11 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 12 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 07 de junho de 2025 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
- 14 de junho de 2025 – Belo Horizonte – Arena MRV
- 05 de julho de 2025 – Curitiba – Ligga Arena
- 09 de agosto de 2025 – Belém – Estádio Mangueirão
- 15 de novembro de 2025 – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro de 2025 – Recife – Classic Hall