Vem aí a XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio!

O maior evento literário – e o terceiro maior da cidade – do Rio de Janeiro está chegando: A Bienal !

O evento, que acontece a cada dois anos como o nome já diz, chega mais uma vez à Cidade Maravilhosa e traz consigo uma série de novidades super divertidas!  Serão 11 dias de atividade, o que nos dá tempo de sobra para conhecer e prestigiar os estandes, encontrar nossos autores e desenhistas favoritos e ainda levar alguns brindes para casa. A XVIII Bienal Internacional do Livro será realizada no Riocentro, um espaço com mais de 80 mil metros quadrados para suportar a expectativa de mais de 700 mil visitantes. No total serão cerca de 350 horas de programação, com a presença de mais de 300 autores divididos entre os setores do evento: Arena Jovem, Espaço Geek e Quadrinhos, Café Literário e Espaço Infantil. E os livros? O acervo desse ano conta com mais de 50 mil títulos dos mais diversos gêneros!

Via Warner Bros.

O tradicional Café Literário terá pelo menos 30 sessões com autores, debates e interação com o público, trazendo temas atuais como religião, questões de gênero, preconceito racial, reforma política, Operação Lava-jato e entre outros. O Cafezinho Literário também estará lá, destinando-se ao público infantil que quiser visitar o local. O espaço terá a presença de diversos nomes envolvidos nos assuntos citados, divididos durante os 11 dias de programação. Dentre eles estão Leandro Karnal, Martinho da Vila, Nuccio Ordine, Alessandro Molon, Ana Maria Machado, Arthur Xexéo, Charles Duhigg, Fernando Gabeira, Rita Lobo, Raphael Montes, Patrícia Kogut, Míriam Leitão e muitos outros. A programação completa você confere aqui.

A Arena Jovem terá uma disponibilidade de 400 metros quadrados, com destaque principal para o espaço #SemFiltro, onde ocorrerão conversas e diálogos com alguns dos protagonistas do dia a dia de muitos jovens. Diversas mesas estarão espalhadas pelo local abordando os mais diversos temas, como a Mesa de Poesia, Mesa de Moda, Mesa LGBT, Mesa de Games, Mesa de Música, Mesa Feminista, Mesa sobre Ideologia e muitas outras. A Arena tem como confirmados nomes como Bruno Mazzeo, a autora Carina Rissi, Fernanda Young, Gayle Forman, Hélio de la Pena, Kéfera, Larissa Manoela, a autora Leisa Rayven, Leo Jaime, Lucas Rangel, Marcelo Tas, Mario Sergio Cortella, Marcius Melhem, Marina Ruy Barbosa, Tico Santa Cruz, Thalita Rebouças, Rafael Vitti, Raony Phillips e muitos outros. A programação completa você confere aqui.

As crianças também terão seu lugar na Bienal, o ENTRELETRAS. Contado com a presença de Daniela Chindler, o espaço terá vários livros gigantes dispostos em estações de atividades. Será uma área convidativa ao visitante, convocando-os a brincar e explorar tudo, além de estimular a mente do público. Um espaço espaço para apresentações receberá espetáculos diários criados especialmente para o evento, somando 85 apresentações no total.

Divulgação

A novidade do ano, para nossa felicidade, é o Espaço Geek e Quadrinhos. Afonso Solano estará na liderança da local de 200 metros quadrados no Pavilhão 4, mediando conversas e diálogos com o público nerd durante as mais de 200 horas de atividades. Estarão a disposição dos visitantes diversos jogos de tabuleiro e RPG com mais de 50 horas de jogos, além do lançamento oficial do RPG de Hora da Aventura. Não há como falar de nós nerds sem falar em fantasias e por isso, várias atividades com espadas (swordplay), réplicas de armas medievais, realidade virtual e as mais criativas fantasias poderão ser vistas por lá…não esqueça a sua! Os mais de 85 convidados confirmados irão conversar com o público e apresentar palestras sobre os mais variados assuntos, desde o poder feminino até a arte dos Cosplays. Desenhistas também estarão exibindo suas artes no Espaço Geek, como alguns dos responsáveis pelas obras da Marvel Comics. Fãs de Game of Thrones terão a chance de fazer suas perguntas ao vivo para Carol Moreira e Mikannn, além de um debate épico entre as duas envolvendo a série da HBO e nada menos do que Senhor dos Anéis. Além delas, convidados como Thiago Romariz do Omelete, Jurandir Filho do Cinema com Rapadura, Anderson Gaveta, Thaís Abreu, André Falcão, Bárbara Prince, Carlos Ruas, Beto Estrada, Enéias Tavares, Fábio Moon e Gabriel Bá, Fernando Caruso, FML Pepper, PH Santos, Romulo Felippe, Tiago Rex e muitos outros. A programação completa você confere aqui.

 

“A gente vive um momento muito difícil da vida brasileira, um momento de questionamento sobre o nosso futuro, com as questões éticas e econômicas. A questão ética é do fundamento, a econômica você resolve, é relativamente mais fácil que a ética. E o livro tem um papel fundamental na construção da cidadania, mas a gente não tem conseguido valorizar o livro de uma forma mais expressiva. Na Bienal é uma grande festa, são mais de 700 mil pessoas passando por lá, mas a gente precisa valorizar o livro o tempo todo, pra sociedade brasileira como um todo”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Marcos Pereira.

Para ter a chance de encontrar seu autor favorito e ainda conseguir um autógrafo, a Bienal organizou um esquema de distribuição de senhas que pode ser conferido aqui. Você não vai querer perder a oportunidade, então chegue cedo e pegue a sua pulseira! Dentre os autores que estarão distribuindo assinaturas estão Leisa Rayven (Pavilhão 4 – Verde, no dia 02 de setembro), Carina Rissi (Pavilhão 4 – Verde, no dia 10 de setembro), Eduardo Spohr (Pavilhão 4 – Verde, no dia 10 de setembro), Gayle Forman (Pavilhão 4 – Verde, no dia 07 de setembro), Maurício de Sousa e Mario Sérgio Cortella (Pavilhão 4 – Verde, no dia 02 de setembro), Paula Hawkins (Pavilhão 4 – Verde, no dia 02 de setembro), Abbi Glines (Pavilhão 4 – Verde, no dia 03 de setembro), Karin Slaugther (Pavilhão 4 – Verde, no dia 09 de setembro), V. E. Schwab (Pavilhão 4 – Verde, no dia 10 de setembro), Jenny Han (Pavilhão 4 – Verde, no dia 02 de setembro) e Felipe Neto (Pavilhão 4 – Verde, no dia 10 de setembro).