Muito ja se passou desde que Lewis Carroll publicou seu livro Alice no País das Maravilhas em 1865. Já vivenciamos adaptações cinematográficas (Alice no País das Maravilhas em 2010 e seu sucessor Alice Através do Espelho, a ser lançado dia 27/05/2016); séries spinoff (todos lembram de Once Upon a Time in Wonderland ? ) e diversas reedições literárias.
Uma delas é a recente trilogia, O Lado Mais Sombrio, da Editora Novo Conceito e o último livro da saga será lançado na próxima semana, dia 09 de maio.
A trama gira em torno da personagem Alyssa Gardner, que vem a ser tataraneta da Alice que todos conhecemos. A menina é apresentada logo no início da saga, como uma pessoa que ouve pensamentos de plantas e animais e acredita ser destinada a insanidade como o restante das mulheres de sua família. Sua “loucura” logo prova ser mais real do que parece e ela vivencia suas próprias aventuras no famoso País das Maravilhas assim que atravessa a toca do coelho.
Sua vida passa então a se dividir entre seu melhor amigo sensato e superprotetor Jeb e Morfeu, seu guia nas terras mágicas. Nessa última aventura, Alyssa tem que entrar no País das Maravilhas e resgatar sua mãe, presa quando as portas do lugar se fecharam; além de Jeb e Morfeu, que estão exilados em um reino chamado Qualquer Outro Lugar, terra de intraterrenos expulsos do lugar que agora abriga sua mãe. Para conseguir sucesso na missão, a menina recorre a seu pai e juntos eles embarcam em uma última aventura no mundo fantástico, buscando resgatar seus entes queridos e restaurar o equilíbrio entre os reinos (com Alyssa de volta a seu posto de Rainha).
Como será que termina o dilema de Alyssa Gardner ? Ela irá optar pela sensatez e calmaria ao lado de Jeb, ou irá escolher a magia e loucura ao lado de Morfeu ? Só conferindo o livro pra saber!