Renato, o Russo mergulha de maneira inédita na trajetória do vocalista da Legião Urbana. Considerado um dos maiores poetas e cancionistas da história da música brasileira, o livro desvenda as múltiplas qualidades e significados que formaram as personalidades do jovem Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo.
Editado pela Garota FM Books, o livro da brasiliense Julliany Mucury, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), a publicação foi motivada após a defesa de sua tese de Doutorado intitulada Renato Russo: um eu em colisão consigo mesmo. O material de pesquisa foi transformado no livro.
“O Renato Manfredini Jr. escreve para nós. E o que ele quer nos dizer? Para responder a isso, eu fui em busca de 29 letras de autoria exclusiva do Renato, algumas delas descobertas há pouco tempo, e que dizem muito. Dá para a gente traçar um grande legado poético do Renato e o legado que ele quis deixar como mensagem, algo importante para ele, que se preocupava muito com as palavras”, complementa Julliany Mucury.
O livro tem capa assinada por outro brasiliense, o artista plástico Alex Moraes, e será impresso em três cores (laranja, roxa e preta), e os outros títulos da editora (“Discobiografia Legionária” e “Discobiografia Mutante”, de Chris Fuscaldo, e “Jimmy Page no Brasil”, de Leandro Souto Maior).
Renato, o Russo está em uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse e vai celebrar o legado de Renato Russo em outubro, quando sua morte completa 25 anos.