Quantas vezes Loki já morreu ao longo dos filmes da Marvel?

Divulgação

No quarto episódio de Loki, “The Nexus Event,” que chegou ao Disney+ na última quarta-feira, vimos o Deus da Trapaça enfrentar seu destino mais uma vez. Assim como já aconteceu inúmeras outras vezes ao longo do Universo Cinematográfico da Marvel, Loki é morto e desaparece de cena sem previsão de retorno. Obviamente, como o protagonista do seriado, sabíamos que aquele não seria o fim defintivo do personagem, apenas mais uma de suas inúmeras mortes que não deu certo.

Loki já morreu algumas vezes ao longo dos dez anos de Marvel e sempre encontrou uma forma de voltar. Até mesmo quando pensamos que ele morreria para sempre, após ter sua garganta esmagada por Thanos, os Vingadores voltam no tempo e abrem as portas para que o personagem de Tom Hiddleston fuja e fique vivo.

Afinal, quantas vezes Loki já morreu?

Thor (2011)

Em Thor, depois que Thor é banido de Asgard por Odin, Loki descobre que foi adotado quando ainda era criança. Ao ser confrontado pelo filho, Odin lhe explica um pouco de sua vida, mas prefere fugir da responsabilidade e dorme profundamente. Loki é coroado em seu lugar e assume a posição de rei de Asgard. Ele tenta se vingar de seu pai biológico e confronta os Gigantes de Gelo na Bifrost.

Thor chega de última hora e frustra seus planos, deixando Loki pendurado na ponte apenas pela lança de Odin. Entre ser julgado em Asgard e cair em um buraco negro, o personagem de Tom Hiddleston escolhe a morte. Todos pensam que ele morreu, mas ele acaba reaparecendo na Terra, controlando um exército de alienígenas.

Divulgação

Thor 2 (2013)

Depois de mais uma tentativa de dizimar a Terra, Loki é preso e levado a Asgard no começo de Thor: O Mundo Sombrio. O rei de Asgard poderia tê-lo matado por seus crimes, mas Frigga, mãe de Loki, impede a execução. Ao invés disso, ele deveria apodrecer em uma prisão asgardiana pelo resto de sua vida, impedido de ver sua mãe novamente.

Quando os Elfos Negros tentam atacar o reino, como foi explicado por Owen Wilson em Loki, o filho adotivo de Odin tenta enganar o pai e envia Kursed para matá-lo. O que ele não sabia, porém, era que estava enviando o elfo até sua mãe, Frigga. Ela acaba sendo morta no palácio e Loki carrega a culpa para sempre. O Deus acaba ajudando seu irmão a salvar a vida de Jane Foster e ao fazer isso, é apunhalado por Kursed. Loki morre nos braços de Thor, mas é claro que não de forma definitiva, afinal, ele retorna em Ragnarok.

Divulgação

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

A única morte literal que ele sofreu dentre todas essas aconteceu em Guerra Infinita, nos momentos iniciais do filme. O irmão de Thor tenta enganar o titã e acaba sendo esganado por ele, não sem antes demonstrar uma última vez como se importava com o personagem de Chris Hemsworth. Thanos quebra seu pescoço e o corpo de Loki cai sem vida diante de Thor. O titã ainda brinca com a ironia, dizendo que não haverão ressurreições dessa vez. Essa realmente foi uma morte real, mas felizmente, não significou o fim do personagem.

Divulgação

Loki (2021)

Por mais que o personagem tenha morrido em Guerra Infinita, uma nova variante sua encontra espaço para escapar e fugir com o Tesseract em Ultimato. Como vimos, Loki acaba sendo capturado pela TVA e quase é resetado logo em seus primeiros momentos na agência. Assim que ele consegue descobrir a verdade sobre a organização, o Deus da Trapaça enfrenta Ravonna Renslayer e é apunhalado pelas costas pela juíza. Felizmente, ter sido podado não significou mais uma morte sua, apenas indicou para onde ele deveria ir em seguida.

Divulgação