Estrada Fantasma é o primeiro volume de uma série em quadrinhos de horror sobrenatural e fantasia de alto conceito, lançado pelo selo Alta Geek, do Grupo Editorial Alta Books. A obra foi criada por Jeff Lemire, duas vezes vencedor do Schuster Award como melhor quadrinista do Canadá e com passagens pela Marvel e DC, ilustrada por Gabriel H. Walta, de Absolute Batman e Doutor Estranho, e conta ainda com Jordie Bellaire, uma das coloristas mais premiadas da atualidade, que atuou em Deadpool, Cavaleiro da Lua e Gavião Arqueiro.
No primeiro volume vivemos a história na pele de Dom, um caminhoneiro solitário com um passado trágico. Ele para ocasionalmente em algum posto de gasolina, evitando a tentação dos estimulantes oferecidos por um traficante local, preferindo café quente barato. Ele conversa superficialmente com a garçonete e desvia de um estranho que o aborda no banheiro. A vida na estrada é repleta de cenas bem estranhas, mas as coisas podem ficar ainda mais estranhas…
Dom está dirigindo e fazendo sua viagem noturna para Dakota do Norte quando se envolve em um acidente na estrada. Uma das vítimas é Birdie, uma mulher que acaba sendo ajudada por ele. Em determinado momento, ambos acabam tocando em um artefato no meio dos destroços e são transportados para um mundo desértico e repleto de criaturas estranhas e perigosas, uma espécie de Limbo para os recém-conhecidos. Em vez de parecerem pessoas, essas criaturas apresentam uma semelhança passageira com os restos mortais de pessoas e não exibem detalhes nítidos.
Enquanto vagam pelo mundo desolado buscando uma saída, eles encontram um homem misterioso em um posto de gasolina no meio da estrada. Ao mesmo tempo em que ele explica o que devem fazem com o artefato, também os deixa com novas dúvidas sobre como sair daquele lugar, quem são os monstros e porque foram os escolhidos para essa jornada. Entra também a figura de Theresa Weaver, uma agente do FBI escalada para investigar a ligação entre cadáveres descobertos com características anormais. A policial, porém, carrega traumas que parecem conectados com o sobrenatural e com o homem que Dom e Birdie encontraram na estrada.
Estrada Fantasma tem uma história misteriosa e aterrorizante, que cativa já nas primeiras páginas. Todos os protagonistas parecem ter passados conturbados e suas histórias são reveladas aos poucos, mantendo o leitor envolvido. Desde o início somos levados a um mistério lento, mas com muito potencial. Walta consegue transformar nosso caminhoneiro de um homem afável e sorridente para um monstro implacável e raivoso, mantendo a consistência na narrativa. Assim como a estrada, as páginas desse quadrinho são em sua maioria silenciosas, com pequenos trechos de conversas densas — geralmente sobre para onde ir em seguida.
Além de ter um texto muito bom e repleto de tensão, a arte também é muito bem feita, com um clima sujo e sangrento em um mundo sobrenatural todo em tons de bege e marrom sufocantes, mas que em alguns momentos ganha pitadas de neon alienígena. É quase como se uma camada de terra seca e poeira tivesse se depositado nas páginas, dando uma sensação etérea a este local desértico.
A edição mostra apenas o suficiente dos antagonistas para parecer uma preparação satisfatória, mas os envolve em mistério, deixando espaço para futuras edições se expandirem. Fora do Brasil, Estrada Fantasma teve seu décimo quinto volume lançado recentemente, então podemos esperar muito mais da história de Dom, Birdie e Theresa chegando em breve no Brasil. Com tradução de Sara Orofino, você pode encontrar esse primeiro volume na Amazon.