Prequela de Jogos Vorazes segue jovem presidente Snow

A prequela de Jogos Vorazes, The Ballad of Songbirds and Snakes, é centrada em torno de um protagonista improvável: o Presidente Snow. Na trilogia original, o Presidente Snow é o líder de uma região distópica opressiva que sorteia o nome de crianças e as obriga a competir em um torneio no qual apenas um candidato vitorioso sai vivo. Ele é particularmente cruel ao projetar esses torneios para torná-los o mais perigosos possível, garantindo a morte das crianças de formas que irão entreter o público. A autora Suzanne Collins assumiu um desafio notável ao tornar o Presidente Snow o protagonista da história.

O primeiro livro foi publicado em 2008, a trama seguia a pobre Katniss Everdeen bravamente se oferecendo para ocupar o lugar de sua irmã na brutal competição de sobrevivência chamada Jogos Vorazes. Após o sucesso imediato do romance, Collins lançou mais dois romances de Jogos Vorazes: Em Chamas apenas um ano depois, em 2009 e A Esperança no ano seguinte. Na sequencia Katniss entra nos Jogos Vorazes pela segunda vez e tenta derrubar o opressivo governo da Capital. Devido à resposta extremamente positiva da trilogia, o filme Jogos Vorazes saiu em 2012 estrelado por Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen. A adaptação de Em Chamas saiu pouco depois em 2013, seguido por A Esperança Partes 1 e 2 nos anos consecutivos seguintes. Katniss serviu como um forte modelo para as jovens que cresceram no final dos anos 2000 e início dos 2010 e foi uma das primeiras trilogias com uma protagonista feminina a alcançar esse sucesso.

Após um hiato de 10 anos, Collins finalmente está lançando outro livro da série Jogos Vorazes: A Ballad of Songbirds and Snakes será lançado em maio de 2020. A Entertainment Weekly obteve um trecho inédito do livro que se passa 64 anos antes da trilogia Jogos Vorazes, nele Coriolanus Snow é um ambicioso colegial que está determinado a arrecadar dinheiro para frequentar a universidade. Ele é um dos 24 primeiros mentores de Jogos Vorazes a serem selecionados. Os selecionados são um prestigiado grupo encarregado de aprumar e preparar os participantes para entrevistas antes dos jogos, como uma solução para a falta de audiência e para ajudar os jogos a “evoluir para uma experiência mais significativa”. O trecho termina com Snow desapontando ao saber que ele recebeu um participante da região mais pobre: ​​o Distrito 12 .

O excerto de A Ballad of Songbirds and Snakes revela alguns componentes-chave do livro. Já existiam Jogos Vorazes, mas sem todo o brilho, glamour e status de celebridade. Antes da adição de mentores, os Jogos Vorazes provavelmente pareciam mais uma batalha de gladiadores, em oposição à obscena competição de reality shows que está na trilogia. Snow também já foi um adolescente aparentemente normal, trabalhador e até amigável. A prequela pode expor como se tornar um mentor imerso nos Jogos Vorazes o dessensibilizou e alimentou sua necessidade de implacavelmente subir ao topo. Além disso, ele estará orientando uma jovem do Distrito 12. Considerando que Haymitch Abernathy, mentor de Katniss, foi o único vencedor conhecido antes de Katniss, além de um vencedor sem nome, o acompanhamento dos Jogos Vorazes pode não ser uma experiência positiva para Snow.

A Ballad of Songbirds and Snakes tem o potencial de ser uma ótima visão do declínio de Snow. Muitos romances da perspectiva de vilões conhecidos, como Wicked sobre a Bruxa Má do Oeste de O Mágico de Oz e Alias ​​Hook sobre o Capitão Gancho de Peter Pan, tiveram um enorme sucesso. Os leitores adoram uma história sobre um personagem oprimido e geralmente os vilões são surpreendentemente os oprimidos. No entanto, validar o Presidente Snow é uma tarefa tremenda. Os fãs poderão descobrir se Collins está à altura do desafio quando o livro for lançado em maio.