A DarkSide Books acabou de lançar Pesadelos Completos, mangá de Hideshi Hino. A obra é uma coletânea bizarra e hipnotizante lançada no Japão em 2023 contendo diversos contos selecionados do mangaká. A antologia de quase 400 páginas, reúne os contos A Estranha Doença de Zôuroku, Canção de Ninar do Inferno, O Ovo Com Manchas, Dentro D’água, Panorama Do Inferno e O Caso Sinistro Da Casa Das Cobras, todos publicados pela primeira vez nas décadas de 1970 e 1980.
Influenciado pelos terrores de sua própria infância, marcada pela ocupação japonesa na Manchúria seguida pelo fim da Segunda Guerra Mundial, Hideshi Hino nos apresenta histórias bastante traumáticas. Mutilação, criaturas infernais e sangue são comuns em todas as histórias, que além dos elementos saídos de um pesadelo, também chocam por mostrar uma realidade muito triste permeada por pobreza, alcoolismo, violência doméstica e abandono. O mangaká mistura seus eus real e imaginário em suas histórias fantasiosamente grotescas com muita facilidade, revelando seus medos e dúvidas em relação à sociedade e à cultura.
Abrindo a antologia está A Doença Bizarra de Zôroku, que apresenta a história de um garoto com uma doença que cobre seu corpo com furúnculos coloridos que expelem pus, também colorido. Seu sonho era pintar usando o máximo de cores possíveis. Temendo que a doença se espalhasse, sua família o isolou em uma sombria e macabra floresta. Lá, o garoto usa o pus de seu corpo para fazer belas pinturas coloridas, mas sua doença fica cada vez pior e o cheio de podridão que ele exala começa a chegar nos narizes dos moradores da vila. A população decide que deve acabar com Zôroku, que é amado apenas por sua mãe, mas ao chegarem na floresta serão imersos em um grande mistério. Um conto breve e terrível sobre abandono.
Seguimos para Canção de Ninar do Inferno, que revisita o doloroso passado do autor, que também é personagem. Mais um conto bizarro e com passagens angustiantes, que misturam cenas saídas de um pesadelo com a dor de uma realidade problemática. Hino se desenha de forma grotesca; com olhos esbugalhados e mechas oleosas de cabelo derretendo na testa. Ele prossegue falando sobre como pode estar perdendo a cabeça e como, toda vez que tem um ataque, agora corta uma orelha ou um dedo. Alguns desses assuntos serão revisitados em Panorama do Inferno, que reúne diferentes relatos divididos em capítulos, como se cada um fosse uma representação particular do inferno e de sua família problemática). Mais uma vez, o tom autobiográfico é o mais assustador e impressionante da obra.
Dentro D’água é mais um pesadelo permeado pela tristeza de uma realidade difícil. Nessa história, um menino fica completamente deformado e sem pés nem mãos após ser atropelado. Logo depois, seu pai morre, também em um atropelamento. Ele tem medo de sair de casa e recebe cuidados da mãe carinhosa. Até que ela arruma um novo emprego e passa a beber demais, ficando violenta com ele. Abandonado pela única pessoa que o amava, o garoto recebe consolo ao observar os peixes coloridos em seu aquário.
O Ovo Com Manchas conta a história de um garoto que encontra um misterioso ovo com marcas coloridas e cuida para que nasça o que está ali dentro, mesmo ele não tendo ideia do que pode estar dentro daquele ovo… Para finalizar, o pequeno conto O Caso Sinistro Da Casa Das Cobras apresenta a trajetória de uma viúva que administra uma loja especializada em artigos derivados de cobras. Movida pela ganância, ela vê seu destino tomar um rumo cruel, inevitável e até mesmo sensual.
O autor definitivamente adora ilustrar uma variedade de fluidos corporais, como sangue e pus, em seus quadrinhos e sempre faz de seus protagonistas indivíduos que a sociedade ostraciza, porém, à medida que esses personagens cometem assassinatos e agem de forma horrível, somos desafiados a sentir empatia por eles.Os protagonistas que não se transformam fisicamente em monstros continuam sendo pessoas que operam à margem. Eles sempre testemunham a loucura e as obscenidades de suas histórias. Esses personagens frequentemente descem a novos níveis de inferno ou loucura, às vezes ambos.
Para quem gosta de terror japonês e obras de artistas como Junji Ito e Shintaro Kago, esse lançamento é prato cheio, já que Hideshi Hino permanece inigualável em seu poder de repelir ou perturbar o público com seus quadrinhos macabros até hoje. Você já pode garantir sua cópia de Pesadelos Completos com um brinde exclusivo no site da Darkside Books por R$ 99,90.
Sobre o autor
Hideshi Hino nasceu em Qiqihar, na Manchúria, em abril de 1946, e no mesmo ano mudou-se com seus pais para o Japão. Estreou como artista de mangá em 1967 com Tsumetai Ase [O Suor Gelado, em tradução livre], publicado na revista COM da Mushi Production. A princípio almejava criar mangás cômicos, mas em uma guinada passou a explorar o universo do terror e do bizarro e lançou em 1970 o conto A Doença Bizarra de Zōroku, que expõe o lado obscuro e a angústia da alma humana.
Desde então publicou dezenas de obras, principalmente nas revistas de mangá Garo, Shōnen Gahō e Shōnen Sunday, e consolidou-se como um dos mestres do mangá de terror do Japão. Atuou também como diretor e roteirista dos filmes Guinea Pig: Chiniku no Hana [Cobaia: Flor de Sangue e Carne, em tradução livre] (1985) e Guinea Pig: Manhole no Ningyo [Cobaia: A Sereia do Bueiro, em tradução livre] (1988). É docente do Departamento de Criação de Personagens da Faculdade de Artes da Universidade de Artes de Osaka. Seu estilo de mangá, caracterizado por um tom inquietante, grotesco e insano, mas que ao mesmo tempo revela melancolia e a beleza intrínseca à natureza humana, influenciou diversos autores de mangá, tais como Junji Ito e Kanako Inuki.