O Silêncio da Cidade Branca, de Eva García Sáenz de Urturi O Silêncio da Cidade Branca, de Eva García Sáenz de Urturi

O Silêncio da Cidade Branca, o livro que virou filme na Netflix

Divulgação

O Silêncio da Cidade Branca Amazon

O Silêncio da Cidade Branca resgata os clássicos livros de thriller policial. Aqueles que te prendem na primeira página e que te mantém conectado à história até descobrir todos os mistérios da narrativa. Não é por acaso que o livro da autora espanhola Eva García Sáenz de Urturi vendeu mais de 1 milhão de cópias pelo mundo, originando um filme lançado pela Netflix.

Lançado pela editora Intrínseca, o livro é o primeiro da trilogia Cidade Branca que mistura os gêneros policial e suspense em um thriller macabro envolvendo crimes aterrorizantes acontecendo na cidade de Vitoria, no País Basco. Natural da cidade, Eva instiga o leitor a se interessar pelos pontos turísticos da região. Haverá momentos em que você será motivado a dar uma olhada no Google pra conhecer os locais de Vitoria citados no livro. Além disso, a autora demonstrou ter se aprofundado em mitologia e arqueologia. Todos esses elementos são cruciais para a construção de uma narrativa que mantém um ritmo pulsante na medida que segredos vão sendo desvendados.

O Silêncio da Cidade Branca mistura duas linhas de tempo separadas por duas décadas. A história começa quando Tasio Ortiz de Zárate, uma celebridade local que está prestes a sair da cadeia depois da acusação por ter cometido crimes macabros que assustaram a comunidade de Vitoria há 20 anos atrás. Coincidência ou não, nos dias que antecedem sua soltura, casais começam a aparecer mortos em locais históricos da cidade, com os mesmos traços das mortes anteriores. Todas as vítimas têm idades múltiplas de cinco, sobrenomes compostos originais da região e seus corpos são expostos sem roupas nos espaços públicos.


Leia também: Ler é Bom, Vai! | Minha Sombria Vanessa, de Kate Elizabeth Russell


Será que Tasio tem um pupilo? Serão seguidores? Ou Tasio estava comandando os crimes dentro da prisão? Essas perguntas vão ficar na cabeça do leitor desde o início.

A narrativa é sob o ponto de vista de Unai López de Ayala, um especialista em perfis criminais que no passado era um jovem aficionado pelos crimes de Tasio. Com a ajuda da detetive Esti, eles embarcam em uma jornada perigosa e misteriosa.

Há capítulos que misturam de forma intencional as duas linhas de tempo. É quando o passado está interligado ao presente. Assim, Unai precisará remexer no passado para desvendar os mistérios dos novos crimes. Seus métodos causam desconforto e geram desconfiança na polícia.

No mais, O Silêncio da Cidade Branca é um livro instigante e apaixonante. Eva García Sáenz de Urturi cria uma atmosfera que deixa o leitor compenetrado na narrativa. É apenas o primeiro capítulo de uma trilogia. Já estamos prontos para os próximos. Já nos conquistou.