Ler é Bom, Vai | Quando não tratado como uma continuação, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é um bom livro

HARRY POTTER E A CRIANÇA AMALDIÇOADA NÃO DEVE SER TRATADO COMO UMA CONTINUAÇÃO DOS 7 LIVROS ANTERIORES. É UMA OITAVA HISTÓRIA ? SIM, MAS NÃO UMA CONTINUAÇÃO DAS 7 QUE O PRECEDEM. 

Dito isso, posso começar a escrever.

Anunciado pela própria autora, o livro vem sido vendido e tratado como uma continuação e/ou um ‘oitavo Harry Potter’. Quando lido com essa mentalidade, a nova trama se torna contraditória, boba, fraca, absurda e até mesmo ruim, na opinião de muitos. Para quem não sabe, ele não foi nem mesmo escrito por J.K. Rowling, mas por Jack Thorne e John Tiffany. Os dois são os responsáveis pela peça de mesmo título, que está em cartaz em Londres, cujo roteiro foi adaptado e transformado no livro que estou falando sobre.

ALERTA DE SPOILERS ALERTA DE SPOILERS ALERTA DE SPOILERS 

A história introduz personagens conhecidos, mas não explorados nas tramas anteriores, como os filhos de Harry, Gina, Rony, Hermione e Draco. Os dois protagonistas, além dos já citados acima, são Escórpio Malfoy e Alvo Severo Potter, duas crianças nascidas de pais “inimigos”, mas que desenvolvem uma bela amizade no decorrer do livro.

escorpio-malfoy-e-alvo-potter
Diferente de tudo aquilo que era esperado do filho de Harry Potter, Alvo se acha o patinho feio da família, o que só é acentuado com sua escolha para Sonserina. Escórpio obviamente também é escolhido para trajar o verde e prata, e a amizade dos dois só cresce, o que levou muitos fãs a apoiarem o suposto casal. Durante diversos momentos, Thorne realmente dá a entender que uma paixão está se desenvolvendo, o que pode ter saído como um tiro no pé no final.

” Por mais agradável que seja a ideia de me esconder num buraco com você pelos próximos quarenta anos…eles vão nos encontrar “ (Alvo)
” Ainda assim, se eu tivesse de escolher uma companhia para a volta ás trevas eternas, seria você “ (Escórpio)

Os dois meninos viajam no tempo, tentando corrigir possíveis erros do passado, mas só pioram tudo. Enquanto isso, os adultos tentam vencer as próprias desavenças em prol de seus filhos, o que obviamente leva tempo. A ideia de introduzir o vira-tempo, possibilitou aos autores reviver antigos personagens, ja falecidos, como Severo Snape, (#RIPAlan) Alvo Dumbledore e Cedrico Diggory, e os torna parte da história novamente. Confesso que quase chorei lendo o nome Snape nas páginas.

giphy

O grande vilão do filme só é desvendado mais para o final, e claro, Lord Voldemort está por trás disso. Confesso que a opção de Thorne para o ‘inimigo’ da vez não me agradou, pois chega a beirar o absurdo e contradiz tudo que conhecemos até hoje sobre o lorde das trevas. Deixando isso de lado , o livro se encaminha para o final, e mais uma vez me decepcionei. Tivemos o clássico ‘happy ending’, e as maneiras para chegar a ele se assemelham a contos de fadas, onde tudo da certo no final.

tumblr_static_fhai_f2zjpq

Estamos falando de uma trama, onde personagens importantes e queridos morreram, e os fãs tiveram de superar suas perdas. É um público já acostumado a lidar com isso, então não era necessário apelar para acontecimentos que justificassem um final feliz.

Quando se descarta o final, a procedência do vilão e algumas incoerências (que talvez Rowling não cometesse), temos um livro bom. Está longe de ser o melhor de todos os tempos, ou o melhor do universo Harry Potter; mas também está muito distante de ser ruim. Uma vez que é a adaptação do roteiro de uma peça, as páginas descrevem basicamente diálogos, então a leitura é prática e rápida. Não, não são palavras de J.K., mas é uma nova história de um universo tão amplo, e que tanto desejávamos.

Agradeço a Jack Thorne e John Tiffany pela oportunidade, de mais uma vez, ler nomes como Harry Potter e Severo Snape em uma página. Discordo do título atribuído, pois é inevitável não relacionar as obras anteriores que possuem nomes extremamente similares. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada deve ser caracterizado como spin-off, fanfic ou história paralela a franquia do mundo mágico, pois é exatamente isso que é, não uma continuação.

  • Bom
3