Ler é Bom, Vai | Imaginário Coletivo, de Wesley Rodrigues

Imaginário Coletivo é a primeira HQ nacional lançada pela Darkside Books, seguido do ótimo Samurai Shirô, que já comentamos aqui. A graphic novel foi desenvolvida pelo animador Wesley Rodrigues, artista premiado no Anima Mundi e Animage em 2013. A obra é uma fábula sobre liberdade e força de vontade, algo que às vezes não percebemos estar tão distantes em nosso cotidiano. A HQ tem como intuito dá um clique em nossa mente sobre a forma como encaramos nosso eu interior. Será que estamos satisfeitos com nossas decisões? São decisões que partem de nós mesmos ou influência de terceiros?

Sinopse

IMAGINÁRIO COLETIVO narra as aventuras de uma vaca que queria ser pássaro — ou seria um pássaro que nasceu vaca? Inconformada com os papéis que lhe impuseram, a adorável protagonista insiste em seus sonhos e luta pelo que acredita ser melhor para si. Durante essa viagem fantástica, é impossível não se perguntar: será que sou tudo aquilo que eu poderia ser?

A Graphic Novel

O formato e narrativa apresentada por Wesley Rodrigues é bem fluida. É como se estivéssemos assistindo literalmente uma animação. O visual é incrível, com traços mudando em cada página. As imagens são bem detalhadas. Fiquem atentos por que em cada página há uma mensagem importante presente. Apesar das 500 páginas, você não consegue parar de ler sobre o que vai acontecer com a carismática vaca que queria ser pássaro. Uma leitura agradável para uma tarde, por exemplo. Foi em uma tarde de sábado que li a obra.

A Vaca

A personagem principal possui o carisma de um personagem Pixar com traços de Superman, já que ela é encontrada por um casal de fazendeiros e, de cara, é notada que não é um animal comum. Em nenhum momento ela se sente a vontade em ser uma vaca, seu sonho é ser um pássaro e voar.

Daí, a importante mensagem de Wesley Rodrigues. A vaca surge em um reino dominado por um rei que obriga a todos fazerem o que manda para não sofrerem represálias. Se compararmos com o nosso a dia, não chega a mudar tanta coisa, já que muitas pessoas se sentem presas diante de uma sociedade conservadora precisando ser o que querem que seja.

A vaca chega para mudar a visão da população sofrida pelo tirano. E com seu jeito encantador muda a forma de enxergar a vida. Ao final é uma história em forma fábula sobre nossos sonhos, nossa vida, e sobre a nossa existência.