Ler é Bom, Vai! The Outsiders: Vidas sem Rumo Ler é Bom, Vai! The Outsiders: Vidas sem Rumo

Ler é Bom, Vai! The Outsiders: Vidas sem Rumo, de S.E. Hinton

Divulgação

Lançado no ano de 1967, The Outsiders: Vidas sem Rumo se tornou o livro de cabeceira dos jovens de todo o mundo. Escrito pela autora S.E. Hinton, na época com 17 anos, a obra acabou chamando a atenção do diretor Francis Ford Coppola, que dirigiu a adaptação cinematográfica em 1983, trazendo em seu elenco jovens promessas de Hollywood: C. Thomas Howell, Tom Cruise, Emilio Estevez, Matt Dillon, Rob Lowe, Patrick Swayze, Ralph Macchio.

A editora Intrínseca lançou no Brasil uma edição especial do livro, trazendo um emocionante prefácio de jornalista e crítica de cinema Ana Maria Bahiana, um depoimento de S.E. Hinton e fotos dos bastidores do filme, com alguns dos atores exaltando a importância da obra em suas vidas.

The Outsiders: Vidas sem Rumo é ambientado na cidade de de Tulsa, em Oklahoma. Lá, existe uma intensa rivalidade entre dois grupos. De um lado estão os Greasers, rebeldes que trajam jaquetas de couro, com seus cabelos de brilhantina, os canivetes em punho, que não enxergam um futuro brilhante pela frente. Do outro lado estão os Socs, playboys arruaceiros que transitam no lado rico da cidade, que usam do status para escaparem da polícia, sempre arrumando briga com os Greasers.

A narrativa é sob o ponto de vista de Ponyboy Curtis, o irmão caçula de Darry e Sodapop, integrantes dos Greasers. Ponyboy é um garoto de 14 anos apaixonado por cinema e literatura, que teria uma vida de oportunidades se morasse do outro lado da cidade. Contudo, ele não fica se lamentando. O garoto é um sonhador, encontrando nos livros e nos filmes de Paul Newman, astro da época, uma chance de sair daquele ambiente hostil e violento em que vive. Mas, a vida de Ponyboy ganha um roteiro inesperado quando ele acaba cruzando o caminho dos Socs. O desfecho coloca o garoto em perigo. Mas seus irmãos e seus companheiros Greasers farão de tudo para protege-lo.

The Outsiders: Vidas sem Rumo possui capítulos emocionantes quando sentimos os anseios de Ponyboy. Mesmo sabendo que sua vida nunca mais será a mesma, ele só deseja ao ficar ao lado dos seus irmãos e amigos. Apesar da relação ser mais próxima do carismático Sodapop, ele sabe que o jeito durão de Darry é pra esconder o quanto ele se preocupa e dará a sua vida para que Ponyboy tenha uma vida melhor que a dele.

Se você nunca leu este livro, agora é a oportunidade de conhecer a jornada destes jovens que enfrentam a solidão e violência, mas sem jamais esquecerem que são jovens e não faz mal sonharem. Uma obra atemporal. Um clássico da literatura jovem.

Permaneça dourado, Ponyboy.