Ler é Bom, Vai! | The Beatles – Yellow Submarine, de Bill Morrison

Acredito que todos, mas TODOS já tenham ouvido falar em Yellow Submarine. Ou a canção composta pelos Beatles ou talvez o longa animado de 1968 comandado por George Dunning. O desenho colorido e psicodélico comemorou 50 anos em 2018 e a Darkside Books lançou a versão graphic novel desenvolvida por Bill Morrison pela Titan. Pouco conhecido no Brasil, Morrison é conhecido por muitos trabalhos importantes como a fundação da Bongo Comics, onde trabalhou ao lado de Matt Groening, criador dos Simpsons e Futurama. Atualmente ele é o editor da MAD. Ou seja, foi a escolha ideal para adaptar a conceituada animação em forma de quadrinhos.

A história dos quadrinhos segue a obra original com os habitantes de Pepperland subjugados pelos Malvados Azuis, um grupo de criaturas que odeia música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda John, Paul, George e Ringo – Os Beatles. A banda então dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland.

A grande virtude de Bill Morrison foi transportar toda a viagem fantástica do submarino amarelo para as páginas. Os momentos que os Beatles atravessam os mares, cada um com uma característica peculiar, alcança o mesmo nível surreal da animação. Nas páginas que acompanham o Mar do Nada como o monstro aspirador, Bill Morrison faz a própria página ser sugada ficando o fundo em branco. O equivalente da quebra da quarta parede que a animação faz com tanto brilhantismo.

Tanto a animação quanto a graphic novel são recheadas de referências com canções dos Beatles. Então, um beatlemaníaco aproveitará melhor a obra do que alguém que não conheça a carreira da banda. Mas, pode ser o início de compreender a importância do quarteto de Liverpool.

Yellow Submarine se tornou um símbolo da cultura pop pela inovação, experimentação e representar um período marcante da contra cultura. Bill Morrison explora ao máximo tudo de fantástico da animação e trata a adaptação com o carinho que ela merece.

A edição da Darkside Books se torna um item essencial para todo fã da banda.