Ler é Bom, Vai! Tempo de Luz, de Whitney Scharer

Reprodução/Intrínseca

Tempo de Luz é um dos lançamentos do último mês da editora Intrínseca. O romance escrito por Whitney Scharer é uma história ficcional situada no antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Mais precisamente nos anos de 1929 e 1966.

O enredo é focado em dois personagens: Man Ray, um artista brilhante e Lee Miller, uma modelo de sucesso que decide se tornar fotógrafa trabalhando como uma correspondente na Segunda Guerra Mundial.

Lee passou toda sua juventude sendo conhecida por sua beleza como modelo. Ela começa a se sentir usada e um objeto alegórico que logo será trocado quando uma jovem modelo surgir e tomar seu lugar. A arte de uma modelo possui um prazo de validade. E Lee busca uma arte que não envelheça com o tempo.

Ela decide abandonar a carreira de modelo para se tornar fotógrafa. E qual melhor cidade para se buscar inspiração? A bela Paris. Com praticamente a roupa do corpo e alguns trocados no bolso, ela se aventura pela cidade e a vida boêmia dos parisienses. Lá, ela conhece o talentoso Man Ray, que a subestima de início, mas acaba aceitando a bela mulher como sua pupila.

Apesar de ser uma história de ficção, Lee Miller e Man Ray existiram. Porém, Whitney Scharer teve em mãos apenas documentos de Miller quando fotógrafa. O relacionamento entre ela e Man foi uma liberdade criativa da autora.

Tempo de Luz é um livro bastante pertinente nos dias de hoje quando mulheres ainda lutam para um maior espaço na sociedade. Se há quase 90 anos atrás, Lee buscou sua independência com muita dificuldade. Hoje em dia, o caminho continua repleto de obstáculos, infelizmente.