Ler é Bom, Vai ! | Starters e Enders revelam um futuro mais próximo do que pode parecer

Essa semana, o Ler é Bom Vai ! traz informações sobre uma pequena saga, de (infelizmente) apenas dois livros, mas que pela escrita merece todo o crédito. Starters e Enders são os dois livros principais e existem ainda mais 4 ebooks que podem ser encontrados de graça para download, em vários sites da internet ! 

finalthreequartersmPode parecer mais uma versão de Jogos Vorazes ou a Saga Divergente, mas Lissa Price conseguiu criar mais uma vertente, de uma sociedade dizimada por algum grande evento. Nesse caso, temos uma população composta por jovens e idosos, pois todos entre 20 e 60 anos foram mortos durante a chamada Guerra dos Esporos.

A primeira coisa que irá te chamar atenção são as capas dos livros. As duas estão, na minha opinião, entre as capas mais bem feitas para livros infanto-juvenil ! Quem não iria pegar um livro com capa metalizada e ler sobre ?

Os nomes de ambos os livros vêm da população jovem e órfã, com menos de 20 anos (starters) ; e dos idosos acima de 60 anos, (enders) que em busca de sua jovialidade, assumem o corpo dos mais novos. Não, você não leu ou entendeu errado, é assim que funciona. Os adolescentes são caçados pelas autoridades e enviados a um “banco de corpos”, chamado de Prime Destinations.

A história de ambos os livros é centrada em Callie, uma menina de 16 anos que perdeu os pais durante a guerra , e agora toma conta do irmão mais novo e doente, Tyler. O mundo da menina vira ao contrário, quando ela vai  P.D participar de um experimento e se vê “possuída” por uma idosa chamada Helena. Nesse momento, é de se imaginar como o livro vai tomar forma, mas acreditem, certamente algo irá te surpreender. A maneira como Price molda a história e faz tudo ser coerente no final, provoca curiosidade em quem lê o livro .

starters-capa

Percebemos que, apesar da ficção, a trama não foge muito do que temos em nosso mundo nos dias atuais : políticos corruptos, poder nas mãos dos mais ricos, chantagens, cobaias e segredos por trás de decisões. A luta de Callie para conseguir sua tão suada liberdade, livre do controle da Prime Destinations, além de conseguir salvar a vida do irmão, vai te levar para dentro da trama e várias teorias irão surgir.

O vilão da história não tem um nome exato, mas é apresentado como o Velho. É na descrição desse personagem que Price marca mais um ponto. O Velho pode ser qualquer coisa, ter qualquer rosto e/ou voz, e pode entrar em qualquer mente que esteja conectada a sua “central”. A maior prova de que o vilão pode ser quem menos esperamos, está em um dos grandes momentos da saga. (Sem spoilers, você vai ter que ler, até porque é apenas no segundo livro que ele é revelado ! )

enders-novo-conceito

Enquanto em Starters temos a parte “teórica”, no segundo livro a ação aumenta mais ainda. O mistério envolvido por trás da história de Helena é maior do que Callie e nós imaginávamos, e tudo só intensifica com o desenvolver da trama. Até onde um ser humano pode ir para salvar sua família e um amigo ?

Existem diversos pontos que Lissa Price poderia ter abordado de maneira mais ampla, além de pontos não explorados que renderiam conteúdo. Dois livros são ao mesmo tempo suficiente e pouco, pois sempre fica aquela questão de “se aumentar estraga”. É uma leitura simples, rápida e gostosa, pois a autora soube como prender a atenção do leitor do início ao fim. Não são os dois melhores livros que eu li no ano, mas agradeço ao meu melhor amigo por os ter me recomendado.

banner-enders-starters

Como foi falado no início, os dois livros contam ainda com 4 E-Books não físicos, mas que podem ser baixados de graça em diversos sites (google It ! ). São histórias complementares, relacionadas aos personagens citados em cada título, e que só aumentam a qualidade das obras de Lissa Price!

  • Muito Bom
4