Ler é Bom, Vai! Separados, de Scott Snyder, Scott Tufts e Attila Futaki Ler é Bom, Vai! Separados, de Scott Snyder, Scott Tufts e Attila Futaki

Ler é Bom, Vai! Separados, de Scott Snyder, Scott Tufts e Attila Futaki

Divulgação/Darkside Books
Ler é Bom, Vai! Separados, de Scott Snyder, Scott Tufts e Attila Futaki
Divulgação/Darkside Books

Separados marca o primeiro trabalho de Scott Snyder (Batman, Vampiro Americano) sem o logotipo da DC. A obra foi publicada originalmente em 2013 pela Image Comics, contando com a parceria do corroteirista Scott Tufts (Monstro do Pântano) e a arte de Attila Futaki (da adaptação de Percy Jackson para os quadrinhos).

A obra chegou ao Brasil pela editora Darkside Books, com uma linda edição em capa dura. O trio embarca o leitor para um thriller assustador em meio aos Estados Unidos da década de 1910, logo no início da industrialização. O ambiente é deveras propício para uma história de terror envolvendo vampiros, algo que Scott Snyder sabe trabalhar muito bem.

A trama acompanha Jack Garron, um garoto de 12 anos que foge de casa para procurar pelo pai biológico, um menestrel rebelde que o abandonou logo após o nascimento. Junto de Sam, que conhece no mesmo trem em que subiu ilegalmente para fugir da pequena Jamestown, rumam para Chicago. O ano é 1916, mesma época em que um homem assombra as estradas; um homem de dentes afiados e muita fome, que atravessa o caminho da dupla.

Separados recria na figura do vampiro mitos e lendas urbanas americanas. O homem assustador é uma mistura de alguns assassinos que assombravam as estradas. Uns foram reais e outros não. Assumindo o lugar de suas vítimas, o vampiro é calculista e escolhe suas vítimas a dedo. E se aproveita do sonho americano para iludir suas presas.

Vale mencionar a arte incrível de Attila Futaki, recriando com maestria o cenário positivista dos Estados Unidos no início da era industrial. Mas, com o bom uso das cores, ela consegue criar dois cenários americanos. A agitação das ruas com cores sempre douradas e o mais escuro e soturno, onde revelam que um monstro está à solta.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! As Sombras do Mal: As Fitas de Blackwood vol. 1


Separados é a leitura perfeita para quem curte um intrigante thriller. Daqueles que deixam o leitor ansioso para saber o que vai acontecer na próxima página. Deve ser lido de primeira.