Ler é Bom, Vai! Rede de Sussurros, de Chandler Baker

Divulgação

A história recente americana está marcada com o #MeToo, movimento onde várias mulheres de diversos setores da sociedade começaram a relatar casos de abusos, assédio e estupro de seus chefes. O medo e represália as fizeram ficar caladas, algumas por muitos anos. Mas quando o um escândalo de assédio sexual ganhou os holofotes após atrizes de Hollywood relatarem os casos e acusando o produtor Harvey Weinstein, foi o gatilho para que mulheres no mundo todo abrissem a boca sem medo.

Rede de sussurros, sexto livro da autora Chandler Baker, trata com afinco esse tema. A história acompanha três mulheres, Sloane, Ardie e Gracie Elas trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três amigas dividem tudo, incluindo seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende. Quando o presidente da empresa morre de forma repentina, Ames, o chefe delas, deverá assumir o cargo tão almejado. Porém, Ames possui um histórico de desrespeito às subordinadas. Mas, os casos de maus tratos foram varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.

Mas, quando a nova funcionária da empresa se torna vítima de Ames, o trio decide falar e todos os segredos obscuros da empresa são expostos. Serão que elas estão preparadas para avalanche que está por vir?

Lançado pela editora Intrínseca, Rede de Sussurros apresenta uma narrativa instigante sobre o movimento #MeToo atrelado a suspense e temas jurídicos, pontuando quão falho o sistema está quando mulheres denunciam casos de abuso. Chandler Baker é eficiente em criar uma história fictícia, mas que bebeu da fonte de muitos casos reais.

Pra quem curtiu a série Big Little Lies, há muitas semelhanças. Um caso de abuso e violência envolta de um assassinato sem respostas.

Baker põe o dedo na ferida e nos faz refletir sobre quantas mulheres precisam engolir em seco o estupro e violência doméstica. A nossa sociedade é machista. A autora escancara que os casos vão muito além de mulheres ricas, brancas e bem sucedidas. Ela reserva espaço para Rosalita, uma faxineira que desempenha papel fundamental para o desfecho da história. Uma vítima que poucos dariam atenção pelo status que representa.

Rede de Sussurros é um ótimo romance que trata com eficiência questões atuais e levanta a bandeira do empoderamento feminino. O livro nada por outras vertentes, reservado espaço para o humor e disputas jurídicas.