Ler é Bom, Vai! Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer, de Val Emmich

Cortesia da editora Intrínseca, Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer foi um dos lançamentos que o Poltrona Nerd recebeu neste início de 2019. O livro é escrito por Val Emmich, ator, músico, escritor e compositor. A história parece ser despretensiosa e bobinha, mas logo fomos surpreendidos como uma história envolvente e encantadora.

A trama acompanha Joan Lennon, uma menina de 10 anos com um dom surpreendente: ela é acometida por uma síndrome chamada Memória Autobiográfica Altamente Superior. Ou seja, Joan é capaz de se lembrar de tudo que aconteceu com ela em detalhes. Joan possui apenas um desejo: não ser esquecida pelos outros. Então quando depara no jornal com um concurso cultural intitulado “Próximo Grande Compositor”, ela encontra a resposta: uma boa música é impossível de ser esquecida. Ela só precisa achar o colaborador perfeito. Apesar do pai ser um músico e responsável por sua paixão por John Lennon e os Beatles, a relação entre os dois está distante. Aí que entra Gavin Winters, amigo de faculdade dos pais de Joan, que iniciou a carreira como músico, mas acabou se tornando um ator famoso de TV em Los Angeles. A aparição de Gavin é motivada pela dor da morte súbita do namorado, Sydney.

Val Emmich aposta na relação de troca entre Joan e Gavin. Enquanto Joan não quer ser esquecida, Gavin deseja recordar as lembranças dos dias felizes com o namorado para esquecer a dor do luto. A amizade improvável é construída de forma espontânea e devido a paixão dos dois pela música, principalmente, os Beatles. Quem é fã dos eternos garotos  de Liverpool, irá se deleitar com as inúmeras referências às canções da banda. Quase impossível não cantarolar as músicas quando estiver lendo.

A leitura se torna mais dinâmica quando os capítulos são divididos entre os pontos de vista de Joan e Gavin. Pelo olhos de Joan, notamos a doçura e inquietação de uma criança. Joan sente falta do pai e se irrita com os esquecimentos dos adultos que prometem algo e depois esquecem. No lado de Gavin, após ser massacrado pela mídia por um vídeo que viralizou na internet, ele precisa de paz. Ao retornar para a casa dos amigos de juventude, ele encontra em Joan alguém que não o julga. As lembranças de Joan sobre Gavin o faz lembrar do cara divertido e apaixonado antes do evento trágico. Com algumas pistas deixadas por Sidney antes da morte e, com a ajuda de sua nova amiga, ele se reconstrói e passa a dar mais atenção para as coisas simples da vida.

Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer entrega uma leitura leve e cativante sobre uma amizade incomum entre um homem e uma garota. Uma parceria nascida a partir do amor pela maior banda de todos os tempos que entrega ao final importantes valores.