Ler é Bom, Vai! O Mundo Sombrio de Sabrina, Volume 1

Reprodução/Novo Século

Com o sucesso da série da Netflix, O Mundo Sombrio de Sabrina, chega ao Brasil o compilado com os cinco capítulos da HQ, escrita por Roberto Aguirre-Sacasa, o grande nome por trás da adaptação para o serviço de streaming e do sucesso da CW, Riverdale.

Em parceria com o ilustrador Robert Hack (Doctor Who, Arquivo X), a HQ possui algumas diferenças em relação a produção da Netflix, começando pela narrativa ambientada na década de 60, uma reverência das primeiras histórias da bruxinha de Greendale lançada pela Archie Comics.

A HQ foi lançada no país pela Geektopia, selo da editora Novo Século, apresentando o mesmo tom sombrio, sarcástico e assustador visto em Archie: Mundo dos Mortos (2013), também escrita por Aguirre-Sacasa. A partir da participação especial de Sabrina nesta graphic novel, surgiu a ideia para a série da Netflix e para o quadrinho solo da bruxinha.

No Brasil, Sabrina ficou famosa pela série e filmes dos anos 90, com uma narrativa mais próxima da comédia e buscando o público infanto-juvenil. A HQ original mostra que Sabrina possui um universo bem mais tenebroso. Na trama, Sabrina Spellman é uma bruxinha adolescente, prestes a completar 16 anos. A jovem se encontra em uma encruzilhada, na qual é obrigada a escolher entre um destino sobrenatural ou ficar ao lado do seu namorado humano, Harvey. Mas Madame Satã, uma antiga e mortal inimiga da família Spellman, chega a Greendale e já coloca a jovem bruxa em sua mira. Sabrina precisará encarar os perigos e consequências que sua algoz colocará em seu caminho.

Os primeiros cinco capítulos desta HQ detalham mais da origem de Sabrina, dando ênfase aos seus pais, mais precisamente a Edward Spellman, um respeitado bruxo que decidiu se relacionar com uma mortal, desrespeitando as regras do coven. A filha segue o mesmo caminho ao ficar dividida entre assinar seu nome no livro satânico ou ter uma vida comum como mortal ao lado do namorado Harvey. Diferente da série da Netflix, o par romântico de Sabrina possui um destino bem diferente, deixando a jovem bruxa em desespero, se tornando uma marionete para os planos de Madame Satã.

Há um interessante crossover com Riverdale, trazendo as personagens Betty e Veronica, duas bruxas que estão conectadas com o surgimento de Madame Satã. As tias Hilda e Zelda, Ambrose e o gato Salem, que volta a ser falante como na série dos anos 90, também estão na história.

O Mundo Sombrio de Sabrina foi um excelente início da bruxinha de Greendale nesta nova adaptação aos quadrinhos. Se você é fã da série da Netflix ou de Archie, esta é uma obra essencial. O trabalho do ilustrador Robert Hack está impecável, fazendo um bom uso das cores e do cenário sessentista. O gancho deixado para o Volume 2 só aumenta a expectativa para que os próximos capítulos cheguem em breve por aqui.