Essa semana tinha me programado para escrever sobre outro livro no Ler é Bom, Vai!, mas depois de receber da Editora Intrínseca um livro chamado Nimona, precisei escrever sobre ele.
Por que ?
Simplesmente porque me surpreendeu bastante e eu não havia dado nada pelo livro ao abrir a primeira página. Livro sim, pois o mesmo apresenta uma encadernação excepcional, com desenhos e figuras maravilhosos, além da obra toda ser de uma qualidade ótima. Entretanto, Nimona não é igual aos livros que estamos acostumados pelo simples fato de ser feito em quadrinhos. Sim, é uma grande história em quadrinhos!
Logo no começo, pensei que estava lidando com aqueles ‘Almanacões’ da Turma da Mônica, que nada mais são do que histórias em quadrinhos aumentadas. Nimona é uma história só, com início, meio e fim como qualquer livro, mas é apresentada por meio de diálogos e desenhos.
De uma maneira surpreendente, a história da menina que dá nome ao livro é bem divertida e ser uma metamorfa com tendências à vilania só colabora pra isso. Pois é, Nimona consegue se transformar em tudo aquilo que é vivo e existe, desde um dragão colossal e medonho à uma pequena criança. Ao formar uma parceria inusitada com seu grande ídolo Lorde Ballister Coração Negro, um ‘vilão’ renegado pela Instituição e traído por seu melhor amigo, a jovem vê seu lado maligno ascender exponencialmente.
O objetivo da dupla é, porém, bastante nobre. Enquanto a menina só quer se divertir fazendo pessoas sofrerem, Ballister a surpreende e mostra que tem sentimentos. Sua grande missão é provar a todo o reino que, a Instituição não é tão benevolente quanto parece, muito menos seu melhor amigo Ambrosius Ouropelvis (sim, esse é nome do sujeito). A bonita amizade que surge entre o Lorde e a menina é algo bonito de se ler, assim como a reviravolta que surge ao ser revelado o passado de Nimona.
Uma história diferente, surpreendente e bela, “misturando magia, ciência, ação, humor” e uma bela moral a quem a lê. A tragetória de Nimona pega a todos de surpresa e leva o público a pensar um pouco mais sobre a vida. Parabéns a autora Noelle Stevenson pela originalidade, criatividade, ótima escrita e principalmente pelos maravilhosos desenhos ; e a editora responsável pela encadernação e design do livro, pois o mesmo está esplêndido!