Ler é Bom, Vai ! | O incrível universo de Nimona traz de volta as antigas histórias em quadrinhos

Essa semana tinha me programado para escrever sobre outro livro no Ler é Bom, Vai!, mas depois de receber da Editora Intrínseca um livro chamado Nimona, precisei escrever sobre ele.
Por que ?
Simplesmente porque me surpreendeu bastante e eu não havia dado nada pelo livro ao abrir a primeira página. Livro sim, pois o mesmo apresenta uma encadernação excepcional, com desenhos e figuras maravilhosos, além da obra toda ser de uma qualidade ótima. Entretanto, Nimona não é igual aos livros que estamos acostumados pelo simples fato de ser feito em quadrinhos. Sim, é uma grande história em quadrinhos!

bd3cec0b220eae4994f0c19bfa8f0f0d

Logo no começo, pensei que estava lidando com aqueles ‘Almanacões’ da Turma da Mônica, que nada mais são do que histórias em quadrinhos aumentadas. Nimona é uma história só, com início, meio e fim como qualquer livro, mas é apresentada por meio de diálogos e desenhos.

De uma maneira surpreendente, a história da menina que dá nome ao livro é bem divertida e ser uma metamorfa com tendências à vilania só colabora pra isso. Pois é, Nimona consegue se transformar em tudo aquilo que é vivo e existe, desde um dragão colossal e medonho à uma pequena criança. Ao formar uma parceria inusitada com seu grande ídolo Lorde Ballister Coração Negro, um ‘vilão’ renegado pela Instituição e traído por seu melhor amigo, a jovem vê seu lado maligno ascender exponencialmente.

O objetivo da dupla é, porém, bastante nobre. Enquanto a menina só quer se divertir fazendo pessoas sofrerem, Ballister a surpreende e mostra que tem sentimentos. Sua grande missão é provar a todo o reino que, a Instituição não é tão benevolente quanto parece, muito menos seu melhor amigo Ambrosius Ouropelvis (sim, esse é nome do sujeito). A bonita amizade que surge entre o Lorde e a menina é algo bonito de se ler, assim como a reviravolta que surge ao ser revelado o passado de Nimona.

 

nimoina-cover

 

Uma história diferente, surpreendente e bela, “misturando magia, ciência, ação, humor” e uma bela moral a quem a lê. A tragetória de Nimona pega a todos de surpresa e leva o público a pensar um pouco mais sobre a vida. Parabéns a autora Noelle Stevenson pela originalidade, criatividade, ótima escrita e principalmente pelos maravilhosos desenhos ; e a editora responsável pela encadernação e design do livro, pois o mesmo está esplêndido!

 

  • Ótimo
5