Ler é Bom, Vai! O Desaparecimento de Josef Mengele, de Olivier Guez

O Desaparecimento de Josef Mengele é um conceituado romance escrito por Olivier Guez. O trabalho de pesquisa do autor cataloga os trinta anos em que o médico nazista ficou escondido e escapou de ser preso e condenado, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Conhecido em Auschwitz como Anjo da Morte, Mengele era conhecida pela forma sádica que torturava suas vítimas nos campos de concentração.

Olivier Guez constrói uma narrativa instigante e cria uma atmosfera revoltante, tamanha a incompetência de permitir que um criminoso de guerra vagasse tranquilamente pela América do Sul. Mengele presenciou a Argentina peronista, onde passou boa parte do tempo. Onde a politicagem e ganância reinavam durante aquela época, Mengele se sentia em casa.

Mas, enquanto o nazista pouco sentia remorso pelos crimes cometidos, havia um grupo buscando seu paradeiro e, de outros envolvidos com os nazistas da Segunda Guerra. É quando o médico se camufla sob vários pseudônimos, sem levantar suspeitas.

Ao final, O Desaparecimento de Josef Mengele é a prova de que uma hora a conta chega. E, ela chegou para Josef Mengele. Suas andanças por Argentina, Paraguai, Brasil, custaram um preço alto e, até justo, diante de alguém que dedicou boa parte de sua vida torturando e fazendo experiências monstruosas com seres humanos. Não há como esconder um passado tão cruel por tanto tempo.