Ler é Bom, Vai! Me Encontre, de André Aciman

Divulgação

Depois do sucesso de Me Chame pelo Seu Nome com a adaptação cinematográfica ganhadora do Oscar de melhor roteiro adaptado, o autor André Aciman se viu na iminência de continuar a história de Elio e Oliver. Assim como no primeiro romance, a continuação trabalha com eficiência o amor, que a cada dia se torna banalizado. Me Encontre trabalha com delicadeza o sentimento de uma forma natural, mas ao mesmo tempo complexa. O quanto o amor é capaz de curar e ferir. Ambientado décadas depois, Me Encontre mostra que as férias de Elio e Oliver continuam presentes na vida de ambos, mesmo com cada um seguindo caminhos diferentes.

Porém, pode causar estranheza a obra reservar muito espaço para Samuel, pai de Elio. Quem leu Me Chame pelo Seu Nome ou viu o longa, há um lindo diálogo entre os dois no último ato, com Samuel fazendo uma revelação para o filho. Movido a essa revelação, Samuel se liberta de um casamento infeliz e segue rumo a Roma em busca de encontrar Elio, agora um renomado pianista. Durante a tour pela cidade, Samuel encontrar uma jovem mulher chamada Miranda, nascendo a partir dali um sentimento forte entre os dois, algo que ele acreditava jamais sentir.

Quase 80% da narrativa se concentra em Samuel, podendo frustrar os leitores ansiando o reencontro de Elio e Oliver de imediato. Contudo, a jornada de Samuel desperta deveras interesse por diálogos intensos com Miranda sobre o amor, a arte, música culinária, etc. Enquanto isso, Elio segue sua vida como pianista e conhece alguém que desperta o seu amor de férias. O reencontro com o pai e sua companheira traz reflexões sobre o quanto esses personagens enfrentaram nos vinte anos após a história original. Já Oliver, é um professor universitário, casado e com filhos. Embora feliz com a vida profissional, há algo faltando em Oliver.

O esperado reencontro entre os dois desperta um sentimento agridoce. O amor entre ambos jamais se apagou e fica claro em cada diálogo, bastante inspirado por Aciman. Mas ao final, cada um voltará para sua rotina de antes, e só restará a lembrança dos dias felizes juntos.

Me Encontre não é uma história de amor. Não é o final feliz e perfeito para Elio e Oliver. É uma história de como a vida simplesmente é. Encontros e desencontros por muitas vezes.