Ler é Bom, Vai! Este é o Mar, de Mariana Enriquez

Reprodução/Intrínseca

Depois da ótima repercussão de As coisas que perdemos no fogo, a autora argentina Mariana Enriquez segue com a narrativa que mistura a essência humana e o sombrio. Para a autora, há uma linha tênue que separa os dois. Este é o Mar aborda o universo do rock and roll com as grandes estrelas do passado e insinua os motivos que os tornaram lendas e imortais da música.

No enredo, as lendas do rock como Kurt Cobain, Jim Morrison e Elvis Presley existem devido às Luminosas, seres mitológicos femininos que vivem da devoção humana. Elas atuam para atiçar o fanatismo na mente humana para que os ídolos da música não sejam esquecidos com o passar do tempo. Mas há um preço a se pagar.

A narrativa foca em Helena, que atua como uma abelha operária para incitar o interesse dos jovens e que eles busquem idolatrar algum artista musical. Para se tornar uma Luminosa, Helena recebe a missão de eternizar James, líder da banda Fallen. Acontece que para eternizar um ídolo é preciso mata-lo e, todas as mortes dos astros do rock, foram instigadas pelas Luminosas. E Helena começa a questionar se está preparada para matar James quando começa a ficar mais próxima do jovem artista.

No Brasil para a 17.ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, Mariana Enriquez cedeu entrevista ao Estado (via Terra) e disse um ponto importante sobre Este é o Mar – “é um livro sobre o fim do rock”. E isso faz muito sentido.

Fallen, a banda fictícia do livro, tem seu espaço no cenário musical, mas fica evidente que não está no mesmo patamar de idolatria que as bandas dos anos 70, 80 e 90. Será necessário matar James para ser eternizado. Algo muito comum nos dias de hoje, quando alguns artistas se tornam inesquecíveis ou, voltam a ter suas obras consumidas em demasia pelo público, só depois de morrerem.

O livro possui pontos positivos como a relação entre Helena e James e, alguns negativos (mas aí depende do leitor). A narrativa de Enriquez pode soar arrastada para quem espera mais embates e referências ao mundo do rock. Ela apenas pontua e cita em alguns capítulos a presença de Jim Morrison, John Lennon, por exemplo.

Com 174 páginas, Este é o Mar é uma ótima opção para leitura rápida no final de semana. Mais uma interessante obra que chega às livrarias pela editora Intrínseca.