Ler é Bom, Vai! Coragem, de Raina Telgemeier

Reprodução/Intrínseca

Em tempos de tantas incertezas, a HQ Coragem será um grande aliado neste período de pandemia e isolamento social. A cartunista Raina Telgemeier apresenta uma história sobre encarar seus medos, baseados em experiências que viveu durante a juventude.

Lançado pela editora Intrínseca, a trama acompanha Raina, uma garota de 10 anos que passa a sentir fortes dores no estômago. O que parecia ser apenas uma virose ou alguma outra doença, se torna para Raina uma avalanche de preocupações. Ela começa a questionar tudo que come para que a dor não volte, tem medo de perder suas amigas pelo problema que sente, e fica com receio de apresentar um trabalho para a classe para não sentir a dor na frente de todos.

Raina tenta enfrentar tudo sozinha e vive uma intensa crise de ansiedade. Com a ajuda dos pais, a garota passa a conversar com uma terapeuta para descobrir a real origem dessa dor de barriga.

Apesar de tratar um tema delicado, Coragem apresenta uma arte colorida e visando o público infanto-juvenil, com um traço mais cartunesco. Contudo, é uma história capaz de atrair o público mais velho, pois a crise de ansiedade está em todas as idades, ainda mais neste período tão crítico que estamos vivendo.

A mensagem de final de Coragem é simples, porém contundente. A melhor forma de encarar nossos medos é falando sobre eles. Sempre importante expor e não enfrentar tudo sozinho. O medo e ansiedade podem ser prejudiciais se não forem tratados. Muito importante que uma HQ aborde o assunto de maneira didática e que desperte a discussão sobre a ansiedade.