Ler é Bom, Vai! Contato de Emergência, de Mary H. K. Choi

Reprodução/Intrínseca

Livros que abordam romances entre jovens se tornaram uma avalanche nas livrarias nos últimos anos depois do hit A Culpa é das Estrelas, de John Green.

Algumas obras seguem o mais do mesmo, mas outras se sobressaem por trazerem uma narrativa instigante e, difícil não se sentir identificado com algum dos personagens.

Contato de Emergência é o romance de estreia de Mary H. K. Choi, autora conhecida por trabalhar em quadrinhos da Marvel e DC Comics. Na página de agradecimentos, a autora revela que a história de Sam e Penny foi inspirada em um momento de sua vida. Foi importante saber disso, porque a forma espontânea com que ela narra o relacionamento do casal, cria de imediato uma sintonia com o leitor.

Na história, Penny é uma jovem de dezoito anos, que acabou de sair de casa rumo à universidade. Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, ela almeja o sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido. Sam, por sua vez, está perdido na vida. Em todos os níveis. Aos vinte e um anos, com poucos dólares na conta, uma mãe alcoólatra e a ex-namorada suspeita de estar grávida, não o ajudam manter a cabeça no lugar. Trabalhando em uma cafeteria, só lhe resta fazer os doces e cafés para os clientes, concluir sua faculdade a distância para se tornar um documentarista e tentar (sem muito sucesso até o momento) não surtar.

Sam e Penny são dois jovens que ninguém apostaria em um relacionamento. Sam é tatuado, tem um visual desleixado e rebelde, parecendo um integrante emo de uma banda de rock dos anos 2000. Penny, no entanto, está focada na faculdade, tem um namorado que não lhe atrai, deixando claro que o relacionamento foi forçado por outros. Quando os dois se conhecem por uma amiga em comum, o casal troca poucas palavras. Mas Penny, rapidamente se interessa pelo rapaz, por ser diferente de todos que conheceu.

Mary H. K. Choi cria um acaso do destino para aproximar os dois. Então, eles passam a trocar mensagens de texto inofensivas, e Penny se torna o contato de emergência de Sam, daí o título do livro. A forma com que os dois trocam mensagens no celular, vai fazer muito casal por aí relembrar o início do relacionamento. Durante a narrativa, torcemos por Sam e Penny. Não para de imediato eles se tornarem um casal, mas para que os dois consigam superar seus traumas e atingir seus sonhos.

Contato de Emergência é um romance sensível e humorado da estreante Mary H. K. Choi. Uma história de dois jovens estranhos aos olhos da sociedade, se tornando companheiros dividindo angústias e sonhos. Mesmo distantes um do outro, a troca de mensagens os deixam mais próximos do que imaginam. Um dos melhores livros de comédia romântica lançados nesta temporada.