Ler é Bom, Vai! Comer Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert

Reprodução/Sony Pictures

Comer Rezar e Amar, lançado em 2006 pela editora Objetiva no Brasil foi um livro muito aclamado na época que deu origem uma versão cinematográfica do mesmo. Mesmo que com todo esse tempo, temos questões atuais em pauta nessa obra.

O livro narra a jornada da própria autora que com quase trinta anos tem tudo o que uma mulher deseja: um emprego estável, um marido, uma casa e boas companhias. Ao invés de Liz se ver feliz com o sucesso de suas conquistas até ali, ela se vê triste e, de certa forma, depressiva e resolve tomar uma decisão um tanto radical para ela, que seria o divórcio. A partir desse ponto, Elizabeth decide viajar pelo mundo em uma jornada que visa buscar sua essência, seu amor e sua espiritualidade.

Sua primeira parada é na Itália onde ela descobre e abusa do significado prazer, e aqui não é falado o prazer sexual, apenas o prazer de poder comer uma boa comida ouvindo o sotaque que tanto lhe atraí. Em seguida ela segue para Índia em busca da sua jornada espiritual, e finaliza sua rota indo para Indonésia onde se sente amparada pelo amor que o local lhe proporciona.

Apesar de não ser um livro atual, é um livro que aborda temáticas muito em alta nos dias de hoje, como amor, espiritualidade e o prazer (não apenas o sexual). É um livro especialmente para quem se sente perdido em várias áreas da vida pois ele consegue lhe amparar e ao mesmo tempo dar uma visão nova de cada coisa, principalmente da busca pela sua própria essência.

Para quem já viu o filme, o livro consegue ser mais interessante e prender mais a atenção pois a forma que a história é desenrolada consegue ser mais direta e menos cansativa que na obra cinematográfica. Sem falar nas questões a mais que são abordadas com mais profundidade com uma visão mais ampla de tudo que acontece.

Outro ponto interessante é que o livro é separado em 108 capítulos, seguindo a ideia de um Japamala (espécie de terço indiano e budista), os capítulos conseguem prender de uma forma que rapidamente você se já vê no próximo. Além disso é um ótimo livro recheado de curiosidades sobre esses três lugares aos quais ela segue, a autora consegue passar informações precisas e que vão ficar na sua mente mesmo depois de algum tempo de você ler o livro.

O ponto negativo é que tem alguns capítulos que acabam sendo rápidos demais ou totalmente desnecessários na trama, mas isso não faz com que você queira abandonar rapidamente a leitura, se for um assunto que lhe atraia.