Ler é Bom, Vai! Ascensão, de Stephen King

Reprodução/Suma

Stephen King é conhecido por criar histórias bizarras, mas sempre com um toque humano. Em meio a todas as criaturas sobrenaturais de seus romances, suas histórias são sobre pessoas e seu processo de amadurecimento.

Ascensão, lançado pela editora Suma, é a narrativa mais pessoal do autor. É sobre se despedir, é sobre colocar as diferenças de lado, muitas delas por algo tão torpe. É algum momento, o protagonista do livro fala como se fosse Stephen King para seus leitores. Um dia ele não estará mais aqui, mas espera que sua passagem tenha sido positiva.

O livro segue Scott Carey, um morador de Castle Rock, que inexplicavelmente começa a perder peso. Sem nenhuma explicação médica para sua condição, Scott busca auxílio do velho amigo e médico aposentado, Bob Ellis, que também não sabe o que está acontecendo. A perda de peso instantânea fará Scott sumir em questão de meses.

Enquanto consome todo tipo de comida possível, Scott tem uma nova preocupação: os cachorros de suas novas vizinhas, Missy e Deirdre, que fazem as necessidades na sua grama todos os dias. Quando decide visita-las para discutir o problema, Scott descobre que Missy e Deirdre estão enfrentando o preconceito de alguns moradores da cidade. Elas são um casal lésbico e os habitantes estão boicotando o restaurante novo das duas. Antes de sumir literalmente deste mundo, Scott decide ajuda-las e nasce uma linda amizade entre os três.

Em Ascensão, Stephen King alerta sobre o preconceito e o quanto desperdiçamos nosso tempo com picuinhas. Enquanto Scott busca harmonia e continuar vivo neste mundo, ele dá de frente com pessoas que não sabem valorizar as coisas mais simples. A intolerância é um problema universal e King se aprofunda no tema de uma forma simples e delicada.

Ambientada em Castle Rock, há referências à clássicas histórias do autor, como uma citação ao palhaço Pennywise de A Coisa.

Ao final, Ascensão traz um sentimento agridoce com o destino de Scott Carey. Um personagem comum, que poucos dariam atenção na rua, mas que muito nos ensinou com sua simplicidade e tolerância.