Ler é Bom, Vai! Alexander Hamilton, de Ron Chernow Ler é Bom, Vai! Alexander Hamilton, de Ron Chernow

Ler é Bom, Vai! Alexander Hamilton, de Ron Chernow

Divulgação
Ler é Bom, Vai! Alexander Hamilton, de Ron Chernow
Reprodução/Intrínseca

Alexander Hamilton voltou a ser debatido depois do grandioso musical lançado no Disney+, com Lin-Manuel Miranda arrebentando a boca do balão no papel da importante figura para o récem-constituído Estados Unidos. Aproveitando o sucesso do musical, a editora Intrínseca lançou a biografria completa de Alexander Hamilon, escrita pelo autor Ron Chernow.

São 896 páginas de uma história cativante que anos ajuda a compreender o que aconteceu e o que não aconteceu com os estadunidenses ao longo das décadas. Questões sobre xenofobia, sexualidade e depressão são debatidos, e acompanhamos que muita coisa continua perdurando nos dias atuais.

Ron Chernow é eficiente ao deixar a linguagem da narrativa atualizada, retirando algumas palavras ou expressões da época que poderiam deixar a leitura enfadonha. Ele pontua toda a trajetória de Alexander Hamilton. O início é um dos meus preferidos quando acompanhamos sua difícil jornada como um órfão ilegítimo e autodidata do Caribe. Chega a ser difícil de acreditar que uma figura humilde venceu todas as adversidades para se tornar no futuro um braço direito de George Washington, tendo colaborado para o sistema econômico e financeiro dos Estados Unidos.

Para quem já acompanhou o musical do Disney+, algumas canções de Lin-Manuel Miranda foram retiradas de cabo a rabo de alguns capítulos do livro como “Aaron Burr, Sir”, “Best of Wives and Best of Women”, que adaptam as cartas escritas por Hamilton antes do confronto com o rival Aaron Burr.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Laura Dean Vive Terminando Comigo


Alexander Hamilton é uma incrível jornada de uma figura que parecia ter nada a oferecer. Mesmo diante da negação de todos ao redor, sua perseverança resultou em conquistas que colaboraram para o crescimento dos Estados Unidos, influenciando na economia de outras potências. E como toda figura pública, Alexander Hamilton não estava livre de polêmicas. E Ron Chernow pontua de forma brilhante sua ascensão e queda.

Uma história fascinante.