Ler é Bom, Vai! Alex + Ada, de Jonathan Luna e Sarah Vaughn

Reprodução/Novo Século

Lançado em 2017 pela Geektopia, selo da editora Novo Século, Alex + Ada é uma instigante obra sobre a temática inteligência artificial. Se curtiu A.I. – Inteligência Artificial, Blade Runner e o recente game Detroit Become Human, verá algumas semelhanças com a HQ de Jonathan Luna e Sarah Vaughn.

A trama mostra um futuro onde os humanos e os androides convivem entre si. Porém, os androides da empresa Nexware acabam se rebelando, causando uma verdadeira carnificina. Uma nova e mais avançada tecnologia de androides são criados, em meio a desconfiança dos humanos.

Um dos descrentes é Alex, um jovem de 27 anos que está tentando superar o fim do relacionamento. Sua rotina é do trabalho pra casa e da casa pro trabalho. Solitário, ele recebe em sua casa uma X5, uma androide feminina, presente de aniversário da avó. Relutante, Alex acaba ficando com a androide e percebe que ela pode ser muito mais do que uma mera serviçal dos humanos.

O volume 1 da HQ foca na mudança na forma de pensar de Alex quando se trata de androides. Ele possuía uma visão bastante estreita, quase que preconceituosa, acreditando que não seriam capazes de tomar suas próprias decisões. Ao batizar a androide de Ada, ele adquire carinho pela companheira, algo que não sentia desde o fim do namoro. Mas, ele não deseja que Ada apenas faça tudo que ele peça. Ele espera que Ada adquira sua própria consciência, mas não será uma tarefa fácil.

Alex + Ada é uma obra interessante, prometendo muitas reflexões sobre o comportamento humano que, por muitas vezes, são mais irracionais que os próprios androides.