John Constantine, Hellblazer: Raízes da Coincidência| Nem tudo é apenas mera coincidência

Cara, como é bom ler Hellblazer! Acho que essa frase consegue resumir bem a passagem de Andy Diggle como roteirista do mago da Vertigo. John Constantine, Hellblazer: Raízes da Coincidência é o fim do run do roteirista a frente do título do mago inglês sendo assim, é necessário que você tenha lido os dois encadernados anteriores para entender as duas primeiras histórias. Já na história final, é preciso entender um pouco do cânone do personagem para apreciá-la melhor (basta saber que no passado, John fez uma burrada muito grande em Newcastle e muita gente morreu).

As duas primeiras histórias contam com o roteiro de Andy Diggle, aqui o quadrinista encerra todas as pontas soltas que tinha deixado em sua passagem pelo título e, termina de forma memorável seu run pela série. Apesar de em alguns pontos a história parecer um pouco confusa, isso faz parte do estilo de narrativa do autor que exige uma atenção redobrada em alguns pontos, mas tudo parece fazer sentido no final criando assim, uma narrativa bem coesa e instigante. Os desenhos de Giuseppe Camuncoli e Leonardo Manco são competentes e combinam muito com a atmosfera das histórias do mago. Apesar dessa combinação poderosa, os desenhos de Manco são um pouco estilizados de mais.

A história final lida com o passado musical de John e as consequências de suas ações no começo da carreira de mago. O arco em duas partes tem os roteiros de Jason Aron que são excelentes. Aron é um dos melhores roteiristas da atualidade e se destaca por seu atual trabalho na Marvel, mas aqui o roteirista escreve de forma primorosa o mago inglês o que, deixa o leitor ansioso para mais essa revelação do passado de Constantine. Os desenhos ficam a cargo de Sean Murphy e, o que mais salta aos olhos são as cores e o traço mais redondo do artista que combina com o clima nostálgico da história. Todas as capas têm a arte de Lee Bermejo e, como sempre, são um show à parte.

A HQ é em capa cartonada com 180 páginas ao preço de R$ 23,90. Ainda é fácil de achar em várias lojas e livrarias até por um preço mais baixo. Particularmente, esse formato de encadernado é o melhor em termos de custo-benefício.

Quando Andy assumiu os roteiros de Hellblazer, a revista vinha da passagem de Denise Mina no título a qual não é muito celebrada pelos fãs. Dessa forma, em seu run, o roteirista conseguiu melhorar muito as histórias do personagem e deixá-las mais instigantes e coesas, ou seja, essa é uma boa oportunidade para você começar a ler as desventuras do mago fumante da Vertigo. Só procure começar por O Passeio já que aqui é o fim da era de Diggle.