John Cassaday, artista de X-Men e Planetary, morre aos 52 anos

Um dos artistas mais respeitados dos quadrinhos

John Cassaday, um dos grandes dos quadrinhos na atualidade, faleceu na noite desta segunda-feira (09) aos 52 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Mount Sinai West, em Nova York, desde a semana passada. Sua irmã, Robin, compartilhou a notícia em uma mensagem emocionada no Facebook: “Meu irmãozinho John faleceu às 18h51, horário do Texas. Por favor, mantenham a mim e à minha mãe em suas orações.”

John Cassaday foi um dos artistas mais respeitados dos quadrinhos, cocriando obras marcantes como Planetary ao lado de Warren Ellis. Seu traço refinado e detalhista destacou-se em séries icônicas como Surpreendentes X-Men com Joss Whedon, Capitão America com John Ney Rieber e Jeph Loeb, e Star Wars com Jason Aaron. Ele conquistou vários prêmios Eisner por seu trabalho em Surpreendentes X-Men, Planetary e I Am Legion. Antes de sua ascensão no mundo dos quadrinhos, Cassaday trabalhou em noticiários de TV após estudar cinema, mudando para a indústria de quadrinhos enquanto ainda trabalhava na construção civil. Seu talento foi notado por Mark Waid, que o impulsionou em sua carreira.

Seu redesenho do Capitão América tornou-se uma referência e influenciou diretamente a adaptação do personagem no Universo Cinematográfico Marvel. Cassaday também conquistou o mercado europeu com Je Suis Légion, ao lado de Fabien Nury, trazendo-lhe reconhecimento como artista de “alta arte”. Além de desenhar, ele também escreveu histórias em quadrinhos como Hellboy: Weird Tales, Rocketeer Adventures e X-Men: Alpha Flight.