It: A Coisa Welcome to Derry It: A Coisa Welcome to Derry

Crimes da vida real que inspiraram a criação do palhaço Pennywise

Divulgação

It: A Coisa, o romance de terror de Stephen King lançado em1986, passou por duas adaptações muito diferentes, mas todas se concentraram no medo que os personagens sentiam do palhaço aterrorizante, Pennywise, que foi inspirado em verdadeiros crime e nos medos da sociedade. O palhaço se tornou um símbolo dos horrores da infância quando o autor publicou a história de quase mil páginas. Embora contenha vários temas como ficção científica, o paranormal e o sobrenatural, a inspiração vinda da vida real que influenciou a criação de Pennywise por King certamente é ainda mais horrível.

O romance foi inicialmente adaptado para uma minissérie feita para a televisão por Tommy Lee Wallace. Em 2017 e 2019, Andy Muschietti assumiu a tarefa de adaptar o romance mais uma vez para o lançamento nos cinemas. Ambos encontraram sucesso entre os fãs de King e receberam elogios da crítica. Mantendo-se fiéis ao material original, as duas adaptações seguem o personagens em suas versões jovens e adultas, enquanto lutam contra o palhaço do mal conhecido como Pennywise, que está matando crianças na cidade de Derry, Maine.

Pennywise e seu abuso contra as crianças são fundamentais para o enredo em todas as adaptações e no próprio livro. Enquanto King escrevia o longo livro, as influências em seu entorno e as manchetes espalhadas por todas as fontes de notícias impactaram profundamente a criatura que se tornaria o coração de seu romance. Um palhaço de outra dimensão que muda de forma é assustador o suficiente, mas as influências da vida real que o criaram são ainda mais perturbadoras e acrescentam uma profundidade irritante ao familiar palhaço que é um ícone do terror.

John Wayne Gacy

John Wayne Gacy era um notório assassino em série e criminoso sexual que muitas vezes se vestia de palhaço. Ele se apresentava regularmente nos hospitais infantis em suas roupas de palhaço sob o nome Pogo, o Palhaço ou Patches, o Palhaço. Em 21 de dezembro de 1978, Gacy foi preso e condenado por 33 assassinatos. Ele foi condenado à morte em 13 de março de 1980 e executado por injeção letal em 10 de maio de 1994.

Embora exista algum debate sobre se Gacy realmente influenciou a criação de Pennywise, os dois são assustadoramente semelhantes, pois se vestem de palhaços e têm como alvo as crianças. Quando Gacy foi condenado por seus assassinatos em 1980, King estava começando a escrever IT. Se é uma influência consciente ou não, permanece desconhecido, mas o horror da vida real muitas vezes penetra na ficção, especialmente quando a realidade é muito mais horrível. Sem dúvida, os assassinatos de Gacy causaram uma imensa quantidade de medo no coração dos norte americanos e, uma vez introduzido Pennywise, ele perpetuou ainda mais a necessidade de temer as pessoas por trás da tinta branca e dos sorrisos vermelhos.

Embora Gacy fornecesse a base para os horrores que Pennywise causaria, Ronald McDonald foi o modelo para o autor. Em várias entrevistas, Stephen King se referiu a Ronald McDonald como um personagem que as crianças conhecem e amam, fazendo dele alguém em quem podem confiar. Ao modelar uma criatura de horror baseada em um ícone amado pelas crianças, ele criou uma divisão inquietante de quem ou o que pode ser uma fonte de conforto ou terror para as crianças. Isso não significa que Ronald McDonald foi a principal fonte de inspiração para o romance, mas seu visual icônico inspirou a aparência de Pennywise.

Ronald McDonald / Divulgação

Durante os anos 80, uma nova onda de medo público permeou toda a sociedade. À medida que a epidemia de assassinatos e sequestros de crianças subia além da crença, o pânico do estranho perigoso se formou. O ex-presidente Ronald Reagan iniciou a campanha para aumentar as penas criminais para quem tentou ou prejudicou crianças. Durante o governo Reagan, os valores e a segurança da família estavam no epicentro de sua plataforma política. Com a ameaça de Gacy e outras crianças assassinas, o estranho pânico de perigo cresceu em grande escala.

Quando os palhaços usam a pintura do rosto, as roupas com as cores do arco-íris e as perucas, eles são quase irreconhecíveis. Por esse fato, todos os palhaços se tornam estranhos imediatos. Com tantas festas de aniversário de crianças, incluindo performances desses atores, o medo de um estranho assassino como Gacy era uma ameaça muito real à sociedade dos Estados Unidos. Vários momentos no romance de King aludem ao pânico do estranho perigo como uma influência parcial do livro, pois as crianças que interagem com Pennywise frequentemente o enxergam como nada além de um palhaço inocente.

Por fim, a inspiração de Stephen King para Pennywise pode ter sido derivada de uma variedade de fontes que variam de assassinatos na vida real a palhaços muito menos sinistros. Mas, mais do que isso, um dos principais motivos para tornar Pennywise a criatura central de IT foi o fato de que King tem medo de palhaços, conforme revelado em entrevista ao Business Insider.