Ler é Bom, Vai | A Arte da Felicidade Ler é Bom, Vai | A Arte da Felicidade

Ler é Bom, Vai | A Arte da Felicidade

Ler é Bom, Vai | A Arte da Felicidade

Quando a literatura consegue juntar alguns conceitos da ciência com os ensinamentos religiosos, geralmente o resultado é muito bom. Este é o perfeito caso de “A Arte da Felicidade”. O livro é escrito por Howard C. Cutler e tem Dalai Lama como co-autor. Não se trata de uma lição de moral clichê, e sim um livro baseado na experiência de um renomado psiquiatra com os pensamentos de um líder que prega a paz em todos os momentos.

Sinopse

O propósito de nossa existência é buscar a felicidade. Parece senso comum, e pensadores ocidentais como Aristóteles e William James concordaram com a ideia. No entanto, a visão que se apresenta nesta obra é uma visão de felicidade como um objetivo verdadeiro, um objetivo para a realização do qual podemos dar passos positivos. Neste livro estão relatadas longas conversas com o DalaiLama as quais constituem a base desta obra, com o objetivo expresso da colaboração num projeto que apresentaria suas opiniões sobre como levar uma vida mais feliz, acrescidas das próprias observações do autor a partir da perspectiva de um psiquiatra ocidental.

O livro: A Arte da Felicidade

Não é exagero dizer que este livro pode muito bem mudar o conceito de várias pessoas sobre o que é felicidade. Dalai Lama e Dr. Cutler mostram que a sociedade precisa ter como um de seus pilares tratar bem o seu semelhante.

O que é legal do livro é que ele não traz nenhuma utopia. Os autores expõem que a vida é feita por diversos obstáculos e que é preciso superar barreiras que as vezes parecem intransponíveis até chegar a felicidade.

Portanto, o livro mostra que ser feliz não é algo que acontece da noite para o dia. É um resultado das nossas atitudes que vão moldando o nosso estado mental.

Dalai Lama bate muito na tecla da empatia e como isso é importantíssimo para a nossa vida em sociedade. Ele diz: “Se for possível, servir aos outros. Se não for possível, ao menos procurar não prejudicá-los. O propósito da nossa vida precisa ser positivo. Não nascemos com a finalidade de causar problemas ou prejudicar os outros. Para que nossa vida tenha valor, creio que devemos desenvolver boas qualidades humanas; o carinho, a bondade, a compaixão. Com isso nossa vida ganha significado, e se torna mais tranquila, mais feliz.”

Outro ponto bem interessante é que não importa a sua crença para apreciar os ensinamentos dos autores. Portanto, isto torna a obra ainda mais relevante e não restringe a nada.

Como não poderia faltar em uma obra que tem Dalai Lama, a leitura também é boa para nos lembrarmos que a as pequenas coisas fazem a diferença na nossa rotina e sociedade. “Se há solução não tem porque nos preocuparmos. Se não há solução, também não faz sentido nos preocuparmos”, cita uma passagem do livro.

O livro é muito reconhecido entre famosos de diversos segmentos da sociedade. Um deles é Fedor Holz, competidor de poker que é considerado um dos melhores do mundo no que faz. Holz lista esse livro como um dos 10 mais produtivos para ler e dá nota de 8,5 para ele. “Eu gostei muito de ler este livro. Recomento para pessoas que querem trocar o jeito de pensar e ser mais otimista em situações difíceis”, diz Holz.

O livro recebe ótimas avaliações dos leitores. Em um review no site Skoob, Lara França comenta: “Um livro para a vida inteira! Em A arte da felicidade traz ensinamentos bonitos sobre como podemos vivenciar a felicidade, obviamente, trata-se de algo que devemos treinar com bastante disciplina ao longo da vida.”

É realmente uma obra que vale a pena ler. “A arte da felicidade” está longe de ser um tempo desperdiçado, mesmo se você não concordar com os ensinamentos de Dalai Lama e nem compartilhar com as visões do Dr. Cutler. É uma leitura que serve para pelo menos termos uma noção mais clara de que a vida não termina no nosso próprio umbigo e que a empatia é mais importante do que achamos.

Além disto, é facílimo adquirir este livro. Na versão capa dura, com uma rápida pesquisa no Google é possível achar na Livraria Cultura, Livraria Folha, Lojas Americanas, etc,e é possível comprar novo ou usado na Amazon.