13 curiosidades interessantes sobre 13 Reasons Why

A Netflix lançou na última sexta-feira (31) a primeira temporada de 13 Reasons Why, série baseada em um livro homônimo escrito por Jay Asher, e produzida por Selena Gomez.

O drama traz desdobramentos do suicídio de Hannah Baker, e de quando Clay Jensen – seu colega de classe – recebe fitas cassete gravadas por ela . Nas fitas, Hannah explica as treze razões pelas quais decidiu acabar com sua vida.

Antes de começar sua maratona, confira 13 curiosidades sobre 13 Reasons Why e o livro no qual foi inspirada.

1. O livro no qual a série foi inspirada, ‘Os Treze Porquês’, é um bestseller.

Não é somente isso, mas desde de sua publicação em 2007 pela editora Razorbill nos EUA, a obra literária permanece na lista de bestseller do New York Times por oito anos seguidos.

2. Selena Gomez está envolvida com o projeto há um bom tempo.

A artista e sua mãe, Mandy Teefey, descobriram o livro em 2008 na Barnes & Noble e logo após a negociação dos direitos autorais com Jay Asher, ambos tornaram-se produtores executivos da série.

3. A adaptação foi escrita por um vencedor do Pulitzer e Tony Award.

A série da Netflix foi escrita por Brian Yorkey, vencedor de um Pulitzer (prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical.) e também do Tony Award, prêmio do teatro.

4. O projeto era adaptar para um filme estrelado por Selena Gomez.

O formato de 13 episódios foi ótimo para a Netflix, e Selena parece se sentir bem em estar fora dos holofotes da série. A cantora ainda disse ao New York Times, “Assim que deixei minha série, comecei a fazer testes e sabia que era um projeto no qual eu gostaria de estar nos bastidores.

5. A inspiração do autor para escrever o livro veio em partes.

Jay Asher contou para a Teen Vogue:

Tive a ideia para um livro que envolvesse áudio anos antes de ter a ideia para isso. Estava em Las Vegas e tinha um exibição da tumba do Rei Tut, e era um tour guiado em áudio. Depois disso, achei que seria uma ótima estrutura para um livro, mas não tinha a história para dar continuidade. Alguns anos depois, um parente tentou cometer suicídio, que tinha a mesma idade de Hannah: uma estudante do ensino médio.  Então eu tinha a estrutura e tinha a questão, o que foi muito importante para mim e foi anos antes das duas ideias parecerem. Foi quando eu estava dirigindo e imediatamente senti que era a melhor maneira de contar essa relato particular.

6. Você provavelmente nunca viu Katherine Langford, a Hannah, antes.

A atriz que interpretou Hannah Baker é Katherine Langford, uma atriz novata que nasceu em Perth, Australia. Katherine respondeu ao teste, que teve participantes do mundo todo, em uma fita que enviou pelo correio. Mais tarde, a atriz participou de uma conferência via Skype com o diretor Tom McCarthy, de acordo com o NY Times.

7. Mas Dylan Minnette já é bem conhecido da turma das séries e do cinema.

Dylan Minnette não é um estranho nas telonas e nem na TV, ele já teve papéis em Goosebumps: Monstros e Arrepios e na série Scandal. O ator também interpretou um personagem parecido com o Clay na série Saving Grace.

8. Kate Walsh se praparou bastante para seu papel.

A atriz, que já participou de séries como Greys Anatomy, fez o melhor para honrar seu papel como mãe de Hannah Baker. “Conversei com duas famílias cujo os filhos cometeram suicídio e conversei com um psiquiatra que lida com terapia familiar, além de famílias que perderam entes queridos.” disse a atriz ao E!News.

9. A série foi realmente gravada em uma escola de verdade.

De acordo com Dylan Minnette e Katherine Langford – em uma entrevista ao PopSugar -, eles deram início as gravações na Northern California’s Analy High School. “Começamos no verão, mas o ano escolar iniciou, então tivemos que construir todo o corredor que você vê nas cenas da escola.”

10. As gravações foram difíceis, eles faziam terapia com cachorros no set de filmagens.

A série cobre muitos problemas, incluindo depressão, suicídio e abuso sexual, e por isso, o elenco precisava se ‘recompor’ de vez em quando. “Sei que teve uma cena, que eu não estava, mas eles tiveram terapia com cachorros no set. Tinha um cachorro por hora.” disse Dylan Minnette  em uma entrevista.

11. Dylan Minnette ‘influenciou’ o gosto musical do Clay na série.

Tive uma conversa com Brian Yorkey sobre as músicas que deveriam estar na trilha sonora.” disse Dylan. “Adorei que ele estava aberto e foi uma boa colaboração. Tem muitas artistas na trilha sonora que tenho muito orgulho. E o quarto do Clay é cheio de pôsteres das minhas bandas favoritas.

12. Selena Gomez não está na série, mas você pode ouví-la.

Claro que Selena tinha que deixar sua marca nessa super produção. Não é à toa que a cantora regravou a música “Only You”, hit dos anos 80, e que está na trilha sonora da série.

13. Você pode ouvir todas as gravações das fitas da Hannah.

No site americano oficial do livro, você pode ouvir a série completa de gravações como escritas pelo autor do livro.

13 Reasons Why já está disponível na Netflix. O livro que inspirou a série já pode ser comprado no Brasil e você pode conferir nossa review aqui.

Assista ao vídeo que preparamos sobre a importância da série:

https://www.youtube.com/watch?v=Y-3DH6H4SxI